A Fundação Mariusz Dowbor, criada a 8 de Dezembro de 2024 em Luanda, vai fortalecendo a sua missão de solidariedade e apoio às comunidades angolanas. Inspirada no legado de seu patrono, Mariusz Dowbor (1937-2022), a instituição tem realizado diversas iniciativas voltadas para o bem-estar social, saúde e inclusão.
Em 2024, a Fundação promoveu doações significativas na Barra de Kwanza e em Calamba – Quissama, Muxima, Lar Kuzola, Cabo Ledo, Muxima Ramiros, Lar Beiral, entre outras localidades distribuindo medicamentos, alimentos (cestas básicas), água potável, produtos de higiene, fardos de roupas para crianças, jovens, mulheres e homens.
Os momentos também foram marcados pela entrega de lanches e distribuição de gelados às crianças e adultos.
No ano seguinte, 2025, a actuação ganhou ainda mais força com a organização da Feira da Saúde e das celebrações do Dia Internacional da Criança, que contou com a presença do escritor histórico Manuel Rui Monteiro, autor do Hino Nacional de Angola em parceria com a Mayamba Editores, feira do livro infantil, jogos infantis, um lanche e distribuição de gelados para as crianças. Nessas ocasiões, a Fundação promoveu campanhas de vacinação, consultas médicas, análises clínicas e distribuição de medicamentos, além de actividades culturais com os “Meninos Elásticos”, o Grupo Cultural e o Grupo Coral Mariusz Dowbor, que animaram centenas de famílias.
“Todas as nossas acções são guiadas pelo espírito de fraternidade e solidariedade que o nosso patrono sempre cultivou. A solidariedade une e transforma vidas”, destacou Suzete Antão, Directora-geral da Fundação.
Desde a sua criação, a Fundação Mariusz Dowbor já realizou 19 actividades sociais em diversas comunas e municípios da Província de Luanda, sempre com o patrocínio do Grupo Boavida e o apoio de parceiros como a Sasko & Krieg, fabricante de gelados e a Mayamba Editores, no sector literário.