Tal como noticiado antes por este órgão de comunicação social, o Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé” deu início, nesta semana, à (primeira) realização de procedimentos cirúrgicos de doenças neurovas-culares. Em visita ao hospital, na manhã de ontem (18), a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, asseverou que tais cirúrgicos vão po par ao sistema de saúde mais de 200 mil dólares
De acordo com Sílvia Lutucuta, anteriormente, pacientes que padeciam de patologias neurovasculares tinham de se dirigir ao exterior do país para a realização das cirurgias, o que custava em torno de USD 200.000 à Junta Médica, valor que podia aumentar de acordo com cada caso em específico.
Este valor cobria o tempo de permanência, os cuidados intensivos, a medicação, os exames complementares, a estada e todo o procedimento cirúrgico. “Estamos a celebrar mais um marco histórico importante para o nosso sector e, sobretudo, porque estamos a cumprir com aquilo que temos estado a dizer, uma verdadeira reversão da Junta Nacional de Saúde.
Portanto, estamos a construir infraes- truturas, temos equipamentos de ponta, quadros comprometidos e um programa de formação que, de facto, vem fazer a viragem do nosso sector”, asseverou a ministra da Saúde, que acompanhava um procedimento cirúrgico.
Leia mais em









