A Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde realizou, na tarde desta sexta-feira, um workshop sobre Violência Baseada no Género (VBG), Exploração e Abuso Sexual (EAS) e Assédio Sexual (AS). Com o objectivo de reforçar as capacidades técnicas das equipas e aprimorar os mecanismos de prevenção e resposta a incidentes no sector da saúde, a actividade integrou-se no Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (PFRHS), financiado pelo Banco Mundial.
A sessão foi conduzida por especialistas do Banco Mundial, com destaque para a consultora social Dra. Suzana Mendes, acompanhada pela consultora em questões de VBG Flávia Carbonari, pela especialista sénior Elisabeth Graybill e pela especialista sénior de desenvolvimento social Eden Dava.
A abertura dos trabalhos esteve a cargo do coordenador do PFRHS, Dr. Job Monteiro, que sublinhou a importância de consolidar a capacidade de resposta diante de situações de violência, garantindo maior segurança e protecção aos utentes e profissionais de saúde. O workshop focou-se no fortalecimento das competências das equipas para identificar, gerir e encaminhar incidentes de VBG, EAS e AS, reforçando igualmente os procedimentos de reporte exigidos pelo Banco Mundial









