O mundo celebra, anualmente, a visão, um dos sentidos mais importantes do ser humano, a 10 de Outubro, para que se sensibilize a população sobre os cuidados a ter com a saúde visual. Em alusão à data, indivíduos com patologias ligadas à visão deram o seu testemunho e, ainda, profissionais da área da oftalmologia explicam os riscos do não cuidado da visão
Na batina azul dos três indivíduos encontrados na sala de espera do Instituto Oftalmológico Nacional de Angola (IONA), dos quais um homem, o logótipo “IONA” estava estampado, e num dos olhos de cada um era possível ver a marca de um acidente, de um arrependimento e de um acaso, através das ligaduras castanhas, que representavam também o concluir de uma cirurgia feita naquele mesmo dia.
Com apenas um dos olhos abertos, Djandira Mbala reconheceu o repórter de imagem e de já o ter visto num dos cantos do Golf, zona onde vivia antes de mudar-se para o município de Viana.
Nesta última zona, a mulher reside com os quatro filhos e o companheiro, com quem contraiu matrimónio anos atrás. O olho coberto nada influenciou na forma como contava a história, sendo por isso que se expressava com algum cuidado e pronunciava as palavras sem qualquer tropeço.
Leia mais em