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Conclusão das obras de requalificação da baía do Namibe pode aumentar movimento de carga no porto local

Jornal Opais por Jornal Opais
2 de Abril, 2025
Em Sociedade
Tempo de Leitura: 2 mins de leitura
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Conclusão das obras de requalificação da baía do Namibe pode aumentar movimento de carga no porto local

As obras de requalificação da baía do Namibe, em que está acoplado o porto local, decorrem a bom ritmo, com a sua conclusão e reinauguração previstas ainda para este ano, no âmbito dos 50 anos de independência que o país celebra a 11 de Novembro próximo

Os trabalhos de dragagem estão concluídos, a construção da ponte cais está executada em 49%, em fase inicial de construção está a demolição do carregador de navios e do tabuleiro, a ponte cais terá 520 metros de comprimento e 18 de largura e permitirá a atracagem em simultâneo de embarcações de 50, 60 e 250 mil toneladas.

O Administrador Execu- tivo do Porto do Namibe, David Bengani, disse que com a conclusão das obras, a instituição poderá aumentar o movimento de carga. A informação foi avançada recentemente pelo Administrador Executivo do Porto do Namibe, à margem da 4ª edição do Fórum de Negócios e Conectividade, decorrido de 28 a 29 do mês passado na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, tendo enfatizado as obras particularmente do terminal mineraleiro do Sacomar.

No âmbito do projecto de requalificação, o destaque recai igualmente sobre a expansão do terminal comercial, para dar resposta satisfatória às necessidades da sua zona de influência, que correspondem às províncias do Namibe, Huíla, Cunene, Cuando e Cubango, bem como à República da Zâmbia.

David Bengani disse que actualmente, o movimento de carga no Porto do Namibe, ronda entre os 15 a 17 contentores diariamente, mas as rochas ornamentais continuam a ser a principal matéria de carga em termos de exportação, ocupando cerca de 50 por cento do volume de carga movimentada.

“Há uma forte mineração de ferro principalmente nos municípios da Jamba, na Huíla, e do Cuchi, na província do Cubango, e o corredor sul, através dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM), desempenha um papel muito importante no desenvolvimento económico da região através do Porto do Namibe!

Se antes tínhamos um movimento de 15 a 17 contentores por hora, depois destas obras e com a instalação de novos equipamentos de ponta, nós vamos conseguir tirar 30 a 35 contentores por hora, acreditamos que isso vai de certa forma oxigenar a parte logística daqueles que fazem a economia acontecer nesta região”, disse.

O nosso interlocutor disse que o porto do Namibe movimenta cerca de 1 milhão de toneladas de carga diversa, o que constitui uma maior contribuição para a balança económica, bem como na criação de empregos.

“O porto do Namibe é uma porta de entrada e saída de mercadorias na região sul do país, por isso nós afirmamos que não é apenas o Porto do Namibe, mas sim de todas as cinco províncias que compõem a região do sul do país, por isso, este Fórum de Negócios e Conectividade serve de montra para apresentar as valências desta infra-estrutura, que ainda é desconhecida por muitos empresários”, finalizou.

POR: João Katombela, na Huíla

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