Foram vítimas de abusos e maus-tratos, entre 7 e 13 de Dezembro, mais de 600 crianças em todo o país, de acordo com as denúncias registadas pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) durante o mesmo período, das quais 159 de fuga à paternidade e disputa de guarda, 128 de trabalho infantil, 124 de violência infantil e psicológica, e ainda 25 de abusos sexuais
Durante o período supracitado, um cidadão de nacionalidade guineense terá abusado sexualmente uma adolescente de 15 anos, no município da Samba, pelo que o acto resultou em gestação. De acordo com o INAC, o acusado, de 41 anos de idade, é detentor de uma cantina.
Sendo assim, este fazia da cantina um meio para atrair a menor que, mediante relatório do INAC, terá sido aliciada por produtos comercializados no estabelecimento, nomeadamente bolachas, refrigerantes, bem como valores monetários.
Ao contrário do indivíduo guineense, que, alegadamente, se aproveitou de bens para abusar da vítima, no município de Viana dois adolescentes de 15 anos têm recorrido a ameaças para consumar o acto de abuso sexual contra uma menor de 10 anos de idade, que tem sido vítima da prática de forma constante.









