O Serviço de Investigação Criminal em Luanda, através do seu departamento nacional de Investigação Criminal no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, numa operação conjunta com a Polícia Nacional, o Serviço de Migração e Estrangeiro e a Administração Geral Tributária, deteve, recentemente, em flagrante delito, um cidadão de nacionalidade chinesa, de 41 anos de idade, que tentava embarcar em um voo com destino ao Dubai com oito lingotes de ouro em barra, sem ter apresentado nenhuma licença que lhe garantisse o direito de exportação do referido mineral estratégico.
De acordo com o porta-voz do SIC-Geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, que procedeu, hoje, à apresentação do caso na sede do SIC, no município de Cacuaco, província de Luanda, o estrangeiro, funcionário de uma empresa de prestação de serviços e exploração mineira, tinha como objectivo desembarcar na China através de vários caminhos, com uma quantidade equivalente a mais de 4 quilos de ouro, avaliada em mais de 475 milhões de kwanzas.
“Feita a pesagem, deu um total de 4 quilos e 222 gramas. Portanto, era bastante outro que estava a ser retirado de forma ilícita do território nacional. A detenção ocorreu no momento do embarque de passageiros do voo da companhia aérea Emyrates, que seguiu para o Dubai. Ele teria um itinerário Dubai e a seguir Hong Kong, e mais tarde o destino final seria Shangai para apresentar aos mandatários esta quantidade de ouro”, afirmou o porta-voz.
Segundo Manuel Halaiwa, neste momento, já foi espoletado o competente processo-crime pelo SIC, enquanto o acusado será presente ao Ministério Público e, na sequência, ao juiz de garantias para aplicação da medida de coação pessoal correspondente aos actos que serão imputados ao suposto infractor.