Uma delegação da Associação dos Cegos e Ambliopes da Noruega (NABP sigla em Inglês) realiza, a partir de hoje, dia 23 de Abril, uma visita de 10 dias a Angola.
A Associação Norueguesa, que tem uma cooperação de longa data com a Associação dos Cegos e Ambliopes de Angola (ANCAA), visitará o país com o principal objectivo de avaliar a cooperação existente com aquela instituição, bem como explorar as possibilidades para ampliar esta cooperação.
Durante a visita, que passará pelas províncias de Luanda, Benguela e Uíge, estão previstas diversas actividades dentre as quais: encontros com a sua congénere de Angola, visita ao centro de saúde da Boavista, em Benguela, rastreios de saúde visual gratuitos, encontro com o Governo Provincial do Uíge, lançamento da uma Campanha da Rastreio de Catarata em parceria com o Governo Provincial do Uíge e visitas a diversos centros ópticos do país.
Dos encontros com as autoridades angolanas e com os diferentes actores da área da saúde visual, a NABP pretende explorar a possibilidade de expandir a sua intervenção em Angola através do desenvolvimento de programas de formação para oftalmologistas locais, lançamento de campanhas de sensibilização do público sobre a importância da saúde ocular e exames regulares, procura por financiamento e doações para equipamentos essenciais de cuidados oftalmológicos e melhorias de infraestrutura e advocacia.
A NABP é uma associação de pessoas com deficiência mais antiga da Noruega. Paralelamente à advocacia, a NABP também realiza trabalhos e serviços de caridade, parcialmente através de fundos governamentais. Possui e organiza vários eventos para deficientes visuais e realiza várias actividades de reabilitação e bem-estar para todas as idades.
A NABP e a ANCAA têm uma parceria desde o ano de 2008. Através desta parceira a AANCA recebe fundos que lhe permitem dar formações e assistência médica aos seus associados e pessoas com deficiência visual.