O Ministério da saúde notificou, até às 18h do dia 26 de Agosto, 780 mortes e 15 novos casos de cólera no país. A ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, que participa na 75.ª sessão do Comité regional da oMs para África, reafirmou o compromisso com a eliminação da doença até 2030
Segundo o boletim epidemiológico n.º 231, actualizado a 26 de Agosto, os novos casos registados foram reportados nas províncias da Huíla (8), Cunene (6) e Bengo (1). No total, 24 pacientes encontram- se internados, distribuídos pelas províncias do Cunene (9), Huíla (8), Uíge e Lunda Norte (3 cada) e Bengo (1). Foram ainda concedidas três altas médicas, duas no Uíge e uma em Luanda.
Desde o início do surto, em dezembro de 2024, Angola registou 27.945 casos acumulados de cólera e 780 óbitos, dos quais 44% ocor- reram fora das unidades hospitalares. Angola reiterou, esta semana, o seu compromisso firme com a eliminação da cólera até 2030, durante uma reunião de alto nível realizada à porta fechada, à margem da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Região Africana, em Lusaka.
A Ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, representou o país no encontro e apresentou os avanços e desafios enfrenta-dos no combate ao surto de cólera que afecta Angola desde o ano passado.