A ministra de Estado para a Área Social, Maria Bragança, disse, recentemente, na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, que a qualidade da educação e ensino está ligada às competências dos professores
João Katombela, na Huíla
De acordo com a responsável, a existência de escolas, totalmente apetrechadas, com recursos modernos de ensino, podem resultar numa pobreza de aprendizagem, senão haver professores à altura dos desafios da profissão docente, o que resultará numa pobreza de aprendizagem, que pode impactar de forma negativa no desenvolvimento humano e intelectual na vida dos alunos.
Maria Bragança, que falava a margem da 12ª Conferência do Ensino e Aprendizagem da Federação Africana das Autoridades Reguladores de Aprendizagem (AFTRA), que decorre desde segunda-feira até amanhã, disse que no continente africano, a instabilidade política, caracterizada pela existência de guerras em vários países, ainda contribuem para o fraco acesso à escola.
“Em África, são muitos os factores perturbadores que ainda afectam a qualidade da educação, afastando-os do cumprimento dos objectivos do desenvolvimento sustentável, com principal realce para os activos do desenvolvimento sustentável referente a edição de qualidade.
Em alguns países, os conflitos armados e a instabilidade política e militar forçam o encerramento de escolas, restringido o acesso à escola de milhares de crianças e provocam o êxodo de alunos e professores para outras zonas”, disse.
A par disso, Maria Bragança apontou ainda o fraco poder de compras das famílias, que dificulta sustentar os encargos da formação dos seus educandos.