O Ministério da Saúde (MINSA) vai apostar na especialização de 38 mil técnicos anos de várias classes profissionais, num período de cinco anos, avançou sexta-feira, em Luanda, a ministra do sector, Sílvia Lutucuta.
A ministra disse, depois da assinatura de um memorando com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objectivo de assegurar uma formação de qualidade dos quadros superiores nas áreas das Ciências Médicas e da Saúde, na sexta-feira, em Luanda, que mais de 100 mil profissionais de saúde precisam de formação de curta, média e longa duração.
“Este acordo vem reforçar a relação institucional entre os dois sectores. A formação na área da Saúde tem muita prática clínica, que necessita do recurso das unidades sanitárias, por isso, é uma oportunidade de aliar o ensino teórico à prática hospitalar”, explicou.
A colaboração, explicou, é bidireccional e inclui o envolvimento de professores, investigadores e técnicos do Ensino Superior da área da Saúde. Para garantir o êxito do projecto, adiantou, o sector conta com centros de formação e de estágio.
O Governo, realçou, está a fazer investimentos em infra-estruturas para garantir a formação superior dos quadros da área da Saúde, assim como a investigação científica. “O ministério está preocupado com a questão da saúde comunitária, por isso, queremos apostar na construção de mais unidades primárias”.
Fonte; JA