O conclave do maior partido na oposição reúne em Luanda os delegados das 21 províncias do país que, durante três dias, vão trabalhar na revisão dos Estatutos do partido e na escolha do presidente que irá conduzir os destinos do partido nos próximos anos
Arranca hoje, em Luanda, o XIV Congresso Ordinário da UNITA para a eleição do futuro presidente e revisão dos estatutos e do programa geral do partido. O conclave do maior partido na oposição vai decorrer de 28 a 30 de Novembro de 2025, em Luanda, e vai reunir os delegados das 21 províncias do país para escolherem entre Adalberto Costa Júnior e Rafael Massanga Savimbi quem irá conduzir os destinos do partido nos próximos anos.
O XIV Congresso Ordinário da UNITA decorre sob o lema “Unidos pela alternância, estabilidade e desenvolvimento”. A sessão de abertura acontece hoje, dia 28, e terá amanhã, dia 29, trabalhos internos das Comissões de trabalho especializadas.
O momento da eleição do presidente do partido acontece a partir das oito horas de domingo, dia 30, e, no mesmo dia, no período da tarde, acontece o acto de encerramento. Num período de aproximadamente um mês, os dois candidatos à liderança da UNITA, Adalberto Costa Júnior e Rafael Massanga Savimbi, percorreram o país em campanha eleitoral para tentar convencer o eleitorado.
Pluralidade democrática
Adalberto Costa Júnior, confian- te na sua reeleição, encerrou a sua campanha em Luanda, com apelo à pluralidade democrática e reafirmando a alternância de poder no país em 2027. O veterano político disse que fez uma campanha de entrega e de proximidade com os angolanos, tendo palmilhado as 21 províncias do país. Considerou este congresso o congresso da afirmação dos valores políticos fundantes da UNITA.
Joaquim Nafoia, coordenador-geral para comunicação e imagem do candidato Adalberto Costa Júnior, disse em entrevista a este jornal que a UNITA tem dado um exemplo de democracia em Angola. O responsável mostra-se confiante na vitória do seu candidato.
“Nós fizemos uma excelente campanha, quem vai concorrer deve ter a capacidade de mobilizar o eleitorado, e o engenheiro Adalberto Costa Júnior teve essa capacidade de mobilizar os melhores quadros da UNITA para o seu lado. Passamos por todas as províncias do país, dialogamos com os delegados, portanto, estamos convictos de que o engenheiro Adalberto vai renovar o mandato”, disse.









