A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou, na segunda-feira, em Washington D.C., o compromisso de Angola com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, durante a sua intervenção na Gala Internacional de Conservação promovida pela Fundação Internacional de Conservação Caucus (ICCF)
Afalar em nome do Presidente da República, João Lourenço, a Vice-Presidente destacou os avanços que o país registou na gestão ambiental, com ênfase na recuperação de 14 áreas de conservação e na criação de três novos parques nacionais, que elevaram de 6,6% para 13% a proporção do território nacional sob protecção.
“Estamos orientados para a criação de áreas marinhas protegidas e de novas áreas terrestres de conservação com base em novos paradigmas”, afirmou, referindo-se à recente classificação da Reserva da Biosfera da Quiçama no âmbito do programa da UNESCO “Homem e a Biosfera”.
Esperança da Costa ressaltou a importância da cooperação entre o sector público e privado e defendeu o papel da juventude, da ciência e da inovação na transformação da riqueza natural em motor de desenvolvimento sustentável.
No contexto da presidência “pro tempore” de Angola na União Africana, a Vice-Presidente reafirmou o empenho do Chefe de Estado, João Lourenço, na implementação da Agenda Africana 2023-2030 para a Biodiversidade e no apoio à iniciativa “Africa Keystone Protected Area Partnership”, considerada por si “um verdadeiro catalisador de soluções africanas para os desafios globais”.
A Vice-Presidente agradeceu ainda ao Governo norte-americano pelo apoio prestado em diferentes sectores, tendo destacado o Corredor do Lobito como uma “plataforma logística inovadora” que reforça a integração económica regional ao ligar Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo aos mercados internacionais.
Ao recordar que Angola celebra, neste ano, o 50.º aniversário da sua Independência, Esperança da Costa renovou o convite aos investidores e parceiros norteamericanos a apostarem no país.
“Reafirmamos o nosso convite aos parceiros de cooperação e desenvolvimento dos Estados Unidos interessados em investir na República de Angola, para juntos contribuirmos para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos nossos povos”, declarou.
A Vice-Presidente angolana afirmou que a parceria estratégica com a ICCF, já materializada no impulso ao Parque Nacional do Iona, busca “o equilíbrio entre a exploração racional dos recursos naturais e a preservação ambiental, assegurando o usufruto às gerações futuras e a estabilidade da vida no planeta”.
A Gala Internacional de Conservação da ICCF, realizada em Washington D.C., é um evento anual que reúne líderes políticos, empresários, ambientalistas e diplomatas com vista a promover parcerias globais em prol da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
Organizada pela Fundação Internacional de Conservação Caucus (ICCF), a gala serve também de reconhecimento a personalidades e governos com contributos notáveis na preservação da biodiversidade e reforçar a cooperação internacional em políticas ambientais e investimentos verdes.









