A dimensão política e jornalística de Raul Danda será enaltecida em jornadas alusivas ao Dia do Deputado, que decorre sob o lema ‘‘Grupo Parlamentar da UNITA, pela Liberdade de Imprensa e Transparência Eleitoral”
O Grupo Parlamentar da UNITA realizou, ontem, em Luanda, uma conferência de imprensa, em que anunciou o quadro de actividades que vai realizar para comemorar o 8 de Maio, Dia do Deputado do Grupo Parlamentar da UNITA, que tem sido comemorado em homenagem ao seu Patrono, Raul Manuel Danda, falecido em 2021.
Na conferência de imprensa de ontem, a primeira vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Albertina Ngolo, fez saber que associaram também o momento para assinalar o início de acções cívicas para a defesa da transparência eleitoral, no quadro do Pacote Legislativo Eleitoral em discussão na Assembleia Nacional.
Relativamente ao Dia do Deputado, o Grupo Parlamentar da UNITA reconhece as qualidades de Raul Danda, a sua entrega e brio ao serviço do Parlamento e do povo, consagrando-o assim como seu Patrono e comemora esta data desde 2022, para lembrar e honrar o seu nome, os seus feitos e eternizar a sua obra, com actividades de contacto com o cidadão e convívio entre a sociedade e os deputados.
“O saudoso Dr. Raul Manuel Danda foi um distinto deputado, cujo desempenho, quer em intervenções nos debates na Assembleia Nacional, quer ao nível da comunicação social e noutros fóruns, destacou-se, inspirou e influenciou o modo de ser e estar dos deputados.
Com a sua morte, no dia 8 de Maio de 2021, o Grupo Parlamentar da UNITA perdeu um dos seus melhores quadros, o Parlamento angolano perdeu um dos seus mais valiosos deputados e Angola perdeu um dos seus melhores representantes do povo”, disse Albertina Ngolo.
No âmbito dessas celebrações, foram homenageados, em 2023, todos os deputados ao serviço do Grupo Parlamentar da UNITA das I, II, III e IV Legislaturas, isto é, de 1992-2008, de 2008-2012, de 2012- 2017, e de 2017 a 2022. Em 2024, foram homenageados os deputados da presente legislatura, a V Legislatura.
Ainda em 2024, os deputados do Grupo Parlamentar da UNITA estiveram em todas as comunas da província do Huambo, onde conviveram e sentiram o pulsar dos cidadãos.
Para 2025, o Dia do Deputado será comemorado sob o lema, “Grupo Parlamentar da UNITA, pela Liberdade de Imprensa e Transparência Eleitoral”.
A deputada Albertina Ngolo explicou que este lema tem por objectivo, enaltecer o desempenho do Patrono do Grupo Parlamentar da UNITA, Raul Manuel Danda, enquanto jornalista e a sua luta pela liberdade de expressão e de imprensa, sempre mencionada nas suas intervenções, cuja força pressionante também contribuiu para a retomada das transmissões em directo das Reuniões Plenárias da Assembleia Nacional.
“A sua luta pela lisura e transparência eleitoral é igualmente assinalável, pelo que achamos justo lembrá-lo com actividades relacionadas”, avançou.
Liberdade de Imprensa
O mundo assinalou, no dia 3 de Maio, o Dia da Liberdade de Imprensa. Neste sentido, a UNITA defende a necessidade de se empenhar mais esforços e dedicação, alegando que os principais referentes do Estado de Direito em Angola registam acentuado retrocesso, principalmente desde 2019.
A UNITA lamenta ainda o facto de que, cinquenta anos desde o alcance da Independência em Angola, persistem violações e restrições constantes ao exercício da liberdade de imprensa, com o registo de casos de censura nos órgãos de comunicação social públicos, perseguições a jornalistas e falta de pluralismo nos órgãos públicos, que continua a comprometer o direito dos cidadãos à informação livre e imparcial.
A UNITA reafirma, neste sentido, o seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de imprensa, da dignidade dos jornalistas e da urgente necessidade de reformas no sector da Comunicação Social, incluindo a despartidarização dos órgãos públicos de Comunicação Social, a revisão da legislação que regula o sector, em consonância com os padrões internacionais, o apoio à formação contínua e à protecção dos jornalistas no exercício das suas funções, a promoção de um ambiente de liberdade e segurança para todos os profissionais da Comunicação Social, sem medo de represálias.
Leia mais em