O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou às primeiras horas deste sábado, 29 de Novembro, em Argel, onde deverá participar da Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo em África: Rumo à Reparação das Injustiças Históricas Através da Criminalização do Colonialismo.
Segundo uma nota de imprensa do MIREX enviado ao Jornal OPAÍS, a Conferência terá a duração de dois dias (30 de novembro e 1 de dezembro de 2025) e visa consolidar uma visão africana e global partilhada de justiça histórica e fortalecer a acção jurídica e diplomática do continente.
Ambiciona igualmente alcançar contributos para a implementação do Tema do Ano da União Africana 2025, “Justiça para os Africanos Afrodescendentes através de Reparações e da Erradicação da Discriminação Racial” além de promover o reconhecimento do colonialismo, da escravatura e do apartheid como crimes contra a humanidade e apoiar a sua inclusão no direito internacional.
A Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo em África: Rumo à Reparação das Injustiças Históricas Através da Criminalização do Colonialismo reunirá titulares de pastas ministeriais, especialistas em direito, historiadores, académicos e representantes de organizações continentais e internacionais.
O evento consistirá numa Sessão Ministerial de Alto Nível, seguida de uma série de Sessões Paralelas Temáticas, com o objectivo de aprofundar a reflexão, trocar conhecimentos e desenvolver recomendações práticas para consolidar a Declaração de Argel.









