O Presidente da República, João Lourenço, determinou, hoje, a criação de uma Comissão Multissectorial encarregue de preparar e organizar a visita oficial do Papa Leão XIV a Angola, na sequência do anúncio feito pela Nunciatura Apostólica.
De acordo com o Despacho Presidencial consultado por este jornal, a referida Comissão será coordenada pela ministra de Estado para a Área Social e integra altos responsáveis do executivo, incluindo ministros de Estado, titulares de vários departamentos ministeriais, governadores provinciais, secretários presidenciais e responsáveis pelos serviços de segurança e cerimonial da Presidência da República.
Entre os membros da Comissão constam o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar, os ministros do Interior, das Relações Exteriores, das Finanças, da Administração do Território, das Obras Públicas, da Energia e Águas, dos Transportes, das Telecomunicações, da Cultura, bem como o director do Gabinete do Presidente da República, entre vários governantes.
A Comissão terá como principais atribuições a criação das condições materiais e protocolares indispensáveis para o êxito da visita do Papa, bem como a articulação com a Nunciatura Apostólica em Angola para a execução das tarefas inerentes ao evento.
O Despacho estabelece igualmente que os trabalhos de preparação deverão ser realizados em estreita coordenação com a Nunciatura Apostólica e a Conferência Episcopal Católica de Angola e São Tomé (CEAST), assegurando uma organização conjunta entre o Estado angolano e a Igreja Católica.
Sempre que necessário, a coordenação da Comissão poderá convidar representantes de outros departamentos ministeriais para apoiar o cumprimento das suas funções.
As dúvidas ou omissões resultantes da aplicação do Despacho serão resolvidas pelo Presidente da República.









