O Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, considerou imperativo que se intensifique o diálogo e que se aproveite a história de sucesso das empresas japonesas já presentes em África, como testemunhos poderosos para encorajar mais empresas nipónicas a passarem da exitação à acção empreendedora no continente berço.
Ao intervir na abertura do Fórum de Negócios Japão-África, na manhã desta quarta-feira, 20, em Yokohama, Japão, o Chefe de Estado angolano criticou a disparidade entre o investimento directo japonês no continente africano, face ao sucesso que as empresas nipónicas obtiveram em África no ano passado.
”Apesar do investimento directo estrangeiro no geral para África ter aumentado em 75% em 2024, do Japão, nesse mesmo ano, África recebeu apenas uma parte marginal de 0,5%, o que na verdade não reflete de modo algum, a capacidade do vosso país neste domínio, nem as imensas potencialidades do continente africano, poder absorver capitais e transformá-los em resultados lucrativos, como ocorreu com 60% das vossas empresas, no ano transacto”, frisou o Presidente João Lourenço.
Durante o seu discurso no fórum paralelo ao TICAD, que reúne cerca de 50 empresas africanas e japonesas, o Presidente da República de Angola sublinhou que os dados estatísticos apontados no ano de 2024 sugerem uma grande lacuna com relação à realidade com que se vive.
”Este sucesso no terreno serve como uma prova convincente da viabilidade de África como um mercado em crescimento, a disparidade entre o aumento geral do investimento directo estrangeiro em África e a quota do Japão, em contraste com o sucesso e os planos de expansão das empresas japonesas, já presentes no continente, sugere uma lacuna entre a percepção e a realidade”, observou o Chefe de Estado.
O Presidente da União Africana destacou os sectores dos recursos minerais, da energia, da indústria naval e automobilística, dos comboios e veículos eléctricos, da agricultura e tantos outros, como áreas promissoras para co-criação e o crescimento mútuo entre o Japão e África.
Arrancou hoje, 20 de agosto, em Yokohama, Japão, a IX edição da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD 9), uma das principais plataformas de diálogo e cooperação internacional em prol do desenvolvimento africano, que se vai realizar até ao dia 22 do corrente mês.
O Presidente da União Africana (UA), João Lourenço, anunciou, esta quarta-feira, que foi convocada uma reunião especial do Conselho de Paz e Segurança da UA, em setembro de...
Ler maisDetails