O Presidente da República e da União Africana, João Lourenço, convidou, formalmente, os seus homólogos do Benin, Patrice Talon, e da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, para participarem na Cimeira sobre financiamento de infraestruturas em África.
O evento acontecerá em Luanda, entre 28 e 31 de Outubro, e visa atrair investimentos para projetos pan-africanos de grande escala.
A mensagem de João Lourenço foi entregue a Talon, em Cotonou, pelo embaixador José Bamóquina Zau. Uma mensagem idêntica será entregue em Abuja a Tinubu nas próximas horas. O convite foi recebido com entusiasmo pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin, Oloushegun Bakary Adjadi, que considerou a iniciativa “excelente”.
Além do convite para a cimeira, o embaixador angolano aproveitou a ocasião para convidar o Benin para as celebrações dos 50 anos da independência de Angola, a 11 de novembro.
A comunidade angolana em Cotonou realizará actividades para homenagear a participação histórica do Benin na luta pela libertação nacional angolana na década de 1960.
Segundo Bamóquina Zau, essa é uma forma de expressar gratidão e reforçar os laços de irmandade entre os dois povos.
O financiamento de grandes infraestruturas é a principal aposta do mandato rotativo de João Lourenço na União Africana para impulsionar a industrialização sustentável e o crescimento socioeconómico do continente.