EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Sex, 12 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Governadora pede “monitoria” da Vice-PR para pôr termo à exploração desregrada de minérios na nascente do rio Cunene

Jornal Opais por Jornal Opais
5 de Outubro, 2023
Em Manchete, Política

A governadora provincial do Huambo, Loti Nolika, pediu, Quarta-feira, 04, ajuda à Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, para se pôr termo à exploração desregrada de minérios por parte de algumas empresas na nascente do rio Cunene, maior parte das quais credenciadas em Luanda. Para a governante, a forma de exploração de muitas delas compromete, em grande medida, o projecto CAFU

Poderão também interessar-lhe...

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

Antigo vice-presidente da República visita stands dos órgãos de Comunicação Social

A Vice-Presidente da República desenvolve, desde Quarta-feira, na província do Huambo, uma intensa agenda de trabalho, visando uma radiografia aos sectores da educação, ensino superior e ambiente. No primeiro dia de trabalho, a governante manteve um encontro com o governo da província, em sede do qual a governadora Loti Nolika apresentou um panorama da região de que é titular do órgão de gestão.

A governante reclama que, no quadro de exploração de minérios, na nascente do rio Cunene, alguns empresários têm feito de forma desenfreada, para quem, caso o quadro se mantenha, poderá representar um perigo muito grande por comprometer o ambicioso projecto do CAFU, naquela região sul de Angola. “Alguns empresários não têm poupado os locais desta natureza. É um perigo muito grande, porque se a nascente do rio Cunene tiver esses problemas todos, podemos até perigar o projecto”, esclarece.

Face a uma manifesta incapacidade para alterar o quadro, a governadora Loti Nolika pediu à Vice- Presidente aquilo a que chamou de “monitoria”, a fim de que as em- presas, ainda que credenciadas em Luanda, tenham o cuidado de ver em que parte do rio devem desenvolver as suas actividades de exploração de minérios. “Queremos também apresentar uma grande preocupação que temos com a falta de aterro sanitário, nós estamos a usar uma lixeira improvisada. E queremos, por via de vossa excelência, que deva haver uma acção concreta”, implora.

No salão nobre do Governo, Loti Nolika referiu-se ao Plano Inte- grado de Intervenção nos Municípios. De acordo com a governante, embora com algumas dificuldades à mistura, que não as especificou, o PIIM, no Huambo, anda na ordem dos 78 por cento de cumprimento das acções planificadas. “Independentemente disso, temos algumas infra-estruturas já na reta final de grande realce. Refiro-me ao CEFOJOR (Centro de Formação de Jornalistas) e CINFOTEC. E aqui podemos mesmo lançar o repto de, nos próximos dias, nos candidatarmos à província de formação profissional a nível do país”, projecta a governadora.

Outros assuntos

De problema não é tudo. Loti Nolika aproveitou a presença da Vice- Presidente da República no Huambo para expôr mais preocupações, desta vez relacionadas, fundamentalmente, com o sector saúde, cujos hospitais e centros se vêm debatendo, nos últimos tempos, com problemas de medicamentos, ao que se junta, igual- mente, a falta de ambulâncias para transportes de pacientes. Na mesma reunião, ocorrida na sede do Governo, tão logo Esperança da Costa se fez à província, interveio também a reitora da Universidade José Eduardo dos Santos, professora doutora Virgínia Quartin, que apresentou também um quadro de preocupações relativas à instituição que dirige.

A professora, que reclama de lentidão da internet, uma vez a digitalização ser um caminho sem volta, realça que a universidade se debate com problemas de transporte para alunos e pessoal docente, particularmente expatriados. Por Huambo ser uma cidade académica, recebe um número significativo de estudantes oriundos de vários cantos do país, daí que se afigure importante atender à preocupação. “Os veículos (de) que (se) encontram-se obsoletos, estão há mais de três anos e também o problema das estradas.

Assim, necessitamos muito desse apoio”, pede, revelando que, até à presente da- ta, 8933 mil quadros já foram formados, 195 dos quais são mestres. Durante a sua estada no Huambo, a Vice-Presidente da República vai visitar várias infra-estruturas sociais e ambientais. Nessa Quarta- feira, a auxiliar do Titular do Poder Executivo esteve na Reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária e inteirou-se do funcionamento do Centro de Tecnologia Tropical e Alterações Climáticas. Nesse centro, a Vice-Presidente visitou uma exposição sobre materiais recicláveis, denominada “Feira Amiga do Ambiente”.

POR: Constantino Eduardo, enviado ao Huambo

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026
Carlos Moco

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apreciou, esta sexta-feira, 12, as várias demonstrações tecnológicas de algumas empresas e startups...

Ler maisDetails

Presidente João Lourenço felicita Vladimir Putin pelo Dia da Rússia

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, nesta sexta-feira, uma mensagem ao homólogo da Rússia, Vladimir Putin, por ocasião do...

Ler maisDetails

Antigo vice-presidente da República visita stands dos órgãos de Comunicação Social

por Flávio da Costa
12 de Junho, 2026

O antigo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, efectua, neste instante, uma visita aos vários stands das empresas ligadas ao...

Ler maisDetails

Jovens distanciam-se do voto como “herança familiar”

por Jornal OPaís
12 de Junho, 2026

A influência da família continua presente na formação das preferências políticas de muitos jovens angolanos, mas já não determina, por...

Ler maisDetails
Carlos Moco

Primeira-dama da República aprecia as exposições tecnológicas no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026
DR

Unitel formaliza acordos de cooperação com Angola Telecom e GGPEN no ANGOTIC 2026

12 de Junho, 2026

Falta de juízes e morosidade processual preocupam sector judicial em Cabinda

12 de Junho, 2026
DR

Governo garante responsabilização judicial por venda irregular de casas das centralidades

12 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.