EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Gestores públicos chamados a melhorar práticas de governação

Jornal Opais por Jornal Opais
3 de Fevereiro, 2018
Em Política

Warning: Trying to access array offset on false in /home/opaisao/public_html/wp-content/themes/jnews/class/Image/ImageNormalLoad.php on line 70

Warning: Trying to access array offset on false in /home/opaisao/public_html/wp-content/themes/jnews/class/Image/ImageNormalLoad.php on line 73

O Secretariado do Conselho de Ministros reuniu ontem, em Luanda, membros do Governo entre ministros, secretários de Estado e assessores do vice-presidente da República para em duas sessões, estando a outra marcada para o dia 9 de Fevereiro, abordar questões ligadas à gestão na administração pública.

Poderão também interessar-lhe...

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

POR: José Dias

Na abertura do seminário sobre gestão na administração pública, na Escola Nacional de Administração (ENAD), o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, apelou aos gestores públicos a contribuírem para a criação de um ambiente que contribua para a resolução das questões sócio-económicas que o país enfrenta com foco no cidadão.

“Motiva-nos a preocupação permanente para a apresentação de resultados que mudem positivamente a vida das pessoas e das comunidades e mobiliza-nos a convicção de que um futuro melhor só se alcançará se todos os dias, com actos de governação eficientes e eficazes, fazermos o correcto e necessário para a materialização do programa de governo do partido e do candidato vencedores nas eleições de Agosto de 2017”, sublinhou.

Segundo Frederico Cardoso, a iniciativa permitirá um conhecimento mais profundo das normas e procedimentos que regulam a tramitação administrativa dos assuntos do Estado e exigirá uma nova conduta destes gestores públicos na governação do país. Para si, os gestores públicos têm igualmente a responsabilidade de contribuir para a criação de um ambiente com a participação público-privada e estrangeira que ajude a resolver os problemas sócioeconómicos que o país atravessa, visando tirar o seu nome da lista dos países com um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano, apesar das suas riquezas.

“Deveremos continuar a procurar a apostar numa maior eficiência no uso dos recursos públicos”, recomendou. Neste contexto, a desconcentração de tarefas ou competências que podem ser melhor exercidas pelos órgãos da administração que estão mais próximos do cidadão, poderá afigurar- se como uma das saídas. Apontou ainda como primordial, a eliminação ou redução dos actos burocráticos ou desnecessários nos processos administrativos, o aumento da eficácia na interacção entre os diversos agentes públicos, a observância de uma maior regularidade na prestação de contas dos órgãos da administração pública, a melhoria da qualidade na prestação dos serviços ou dos bens a que estão obrigadas as instituições. “Devemos, em suma, procurar atingir um grau maior de satisfação dos cidadãos com o nosso modo de governar”, concluiu.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

‎‎O vice-governador do Huambo para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário, recebeu em audiência, neste sábado, o embaixador extraordinário...

Ler maisDetails

CIVICOP apresentada na ONU como modelo de reconciliação

por Jornal Opais
27 de Junho, 2026

Angola apresentou, sexta-feira, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, a experiência da Comissão para a Reconciliação em Memória das Vítimas...

Ler maisDetails

Ministério do Interior em Benguela debate intolerância política com MPLA e a UNITA

por Flávio da Costa
26 de Junho, 2026
Daniel Miguel

A Delegação Provincial do Ministério do Interior em Benguela abordou, esta sexta-feira, 26, com representantes dos partidos político MPLA e...

Ler maisDetails

Ministro da Defesa efectua visita de trabalho à província do Moxico

por Jornal OPaís
26 de Junho, 2026

O governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, recebeu, hoje, na sede daquele Governo, o ministro da Defesa, Antigos Combatentes...

Ler maisDetails

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

28 de Junho, 2026

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

28 de Junho, 2026

Pastor detido no Bié por abuso sexual de uma menor durante cinco anos

28 de Junho, 2026

Obras do Hospital Militar do Huambo atingem 48% de execução física

28 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.