EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Ex-governador da Lunda-Sul obrigado a pagar cinco milhões de kwanzas até segunda-feira para se “livrar” da prisão

O antigo governador da Lunda-Sul, Ernes- to Kiteculo, foi, ontem, condenado a cinco anos de prisão e a pagar 250 milhões 878 mil e 650 kwanzas ao Estado, por danos patrimoniais, assim como uma taxa de justiça de 500 mil kwanzas

João Feliciano por João Feliciano
28 de Março, 2024
Em Manchete, Política

A sua defesa interpôs recurso com efeito suspensivo, que, para o Ministério Público, só se efectivará caso o arguido pague a caução de 5 milhões de kwanzas até a próxima segunda-feira. No acórdão lido ontem, o tribunal ainda condena Ernesto Kiteculo ao pagamento de 500 mil kwanzas de taxa de justiça e a restituição dos valores desvia- dos do Estado

Poderão também interessar-lhe...

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

Conselho de Ministros aprecia incentivos fiscais para blocos petrolíferos

Presidente da República desloca-se hoje ao Brasil para visita privada

O ex-governante foi acusado pelo Ministério Público pelos crimes de peculato e abuso de poder, no exercício das suas funções. Caso o antigo governador da Lunda-Sul não pague atempadamente a caução exigida, poderá ver revertida a sua condição carcerária, que passará de prisão domiciliária para efectiva.

Sobre o ex-governante recaía ainda a acusação de ter rubricado contratos fictícios e adjudicação fraudulenta em empreitadas de obras públicas, inscritas no Programa de Investimentos da província da Lunda-Sul.Apesar de ser condenado, Ernesto Kiteculo diz-se inocente e garante que nunca se apropriou de nada ilegalmente.

Em sede de julgamento, não ficou provado que o ex-governador ordenou ao director do Gabinete de Estudo e Planeamento (GEP) do seu governo, a proceder pagamento a uma empresa, na qual era cliente, no valor de 15 milhões de kwanzas, como vinha acusado.

Antes o governante foi absolvido dos crimes de abuso de poder no exercício de funções.A defesa do ex-governador, Amaral Gourgel, recorreu da decisão e como o arguido respondia no julgamento em liberdade, deverá aguardar a decisão do recurso nesta condição.

Subcomissário da PN absolvido

Ainda ontem, a câmara criminal do Tribunal Supremo determinou a absolvição dos co-arguidos do caso que envolvia um subcomissário da Polícia Nacional, acusados do crime de passagem, colocação e circulação de moeda falsa ou falsificadas. Na leitura da sentença, o juiz da causa ordenou a restituição do passe de serviço, a arma do tipo pistola e respectivo carregador contendo 16 munições pertencentes ao oficial.

O tribunal declarou, ainda, perdidas a favor do Estado as notas de cem dólares americanos para a sua destruição. O tribunal julgou improcedentes as acusações do Ministério Público, por este motivo mandou os três co- arguidos em liberdade

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

As direcções dos Grupos Parlamentares do MPLA e da UNITA reuniram-se nesta Segunda-feira, 22 de Junho, em Luanda, num encontro...

Ler maisDetails

Conselho de Ministros aprecia incentivos fiscais para blocos petrolíferos

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Conselho de Ministros apreciou, nesta Segunda-feira, 22, durante a sua 1ª Sessão Extraordinária, um conjunto de diplomas relacionados com...

Ler maisDetails

Presidente da República desloca-se hoje ao Brasil para visita privada

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se nesta Segunda-feira, 22 de Junho, ao Brasil, para cumprir uma visita de carácter...

Ler maisDetails

PR confere posse ao novo vice-governador do Cuanza-Norte

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, conferiu posse a Marcos André Pedro Garcia no cargo de vice-governador do...

Ler maisDetails

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

22 de Junho, 2026

Keir Starmer demite-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

22 de Junho, 2026

Mais de seis mil alunos na província do Uíge participam dos Exames Nacionais

22 de Junho, 2026

SIC desmantela associação criminosa envolvida em trocas ilícitas de cartões multicaixa em Benguela

22 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.