O embaixador de Angola na República da Coreia do Sul, Sianga Abílio, apresentou, hoje, ao presidente daquele país asiático, Lee Jae-myung, as cartas credenciais que o habilitam a exercer funções diplomáticas no país da parte sul da península coreana, após uma longa jornada a exercer tal função em alguns países africanos.
De acordo com uma nota de imprensa a que tivemos acesso, durante a reunião, ocorrida na cidade de Seul, capital sul coreana, foram realçadas as boas relações de amizade e de cooperação entre os dois países, com maior destaque aos acordos assinados em abril de 2024, pelo Chefe Estado angolano, João Lourenço, aquando da sua visita à Coreia do Sul.
Segundo o informe, o diplomata angolano aproveitou o ensejo para transmitir, igualmente, a mensagem de felicitação do Presidente João Lourenço, dirigida ao seu homólogo Lee Jae-myung pela reeleição ao cargo, e ao povo sul coreano pelo 80° aniversário da sua independência, comemorada a 15 de agosto de 2025.
Na ocasião, Lee Jae-myung agradeceu e transmitiu cumprimentos ao Estadista angolano, e manifestou interesse do seu país em reforçar os laços de cooperação com Angola, lê-se na nota. O documento avança, ainda, que o presidente sul coreano expressou o interesse em visitar o solo angolano e endereçou sucessos ao embaixador acreditado no seu país, Sianga Abílio.
Angola e a Coreia do Sul possuem acordos rubricados em vários domínios, desde a política , economia, defesa, cultura, recursos marinhos e comércio. Já no sector petrolífero, refere a nota de imprensa, alguns dos navios petroleiros adquiridos por Angola são produzidos na Coreia do Sul, assim como outros equipamentos industriais que o país utiliza.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, procedeu, hoje, em Lusaka, Zâmbia, à entrega de uma missiva presidencial do Chefe...
Ler maisDetails