A XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Bissau, elegeu o presidente da Guiné- Bissau, Umaro Sissoco Embaló, como o novo líder em exercício da organização para o biénio 2025– 2027. No mesmo encontro, a diplomata angolana Maria de Fátima Jardim tomou também posse como a nova secretária- executiva da CPLP para o mandato 2025–2027
O encontro, que reuniu líderes dos nove Estados- membros da organização, teve como mote a segurança alimentar como pilar para o desenvolvimento sustentável. Sob o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, os chefes de Estado aprovaram recentemente o plano de atividades da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN-CPLP) 2025–2027, que reforça o compromisso colectivo com a segurança alimentar e nutricional nos países lusófonos.
A cimeira sublinhou também a necessidade de reformas no sistema multilateral, onde os estadistas defenderam, de forma unânime, a reestruturação do Conselho de Segurança da ONU, de modo a incluir mais assentos permanentes para os países em desenvolvimento.
O Brasil recebeu apoio explícito para a sua candidatura, num gesto de solidariedade da CPLP. O encontro reafirmou ainda as parcerias estratégicas com as organizações como a União Africana, a UNESCO e a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, esta última agora liderada pela cidadã brasileira Letícia Carvalho.
Leia mais em