O massacre da Baixa de Cassanje, acto praticado pelo regime colonial português, no dia 04 de Janeiro de 1961, contra cidadãos angolanos em Malanje e na Lunda-Norte, está na génese da luta
A também conhecida revolta da Baixa de Cassanje enquadra-se na luta que culminou com a conquista da Independência Nacional, que hoje 11 de Novembro assinala 50 anos, quando milhares de camponeses protestaram contra a violação dos direitos e maus tratos.
Além disso, o preço do algodão praticado pela COTONANG, companhia belga, não agradava os angolanos que realmente davam trabalhavam nos campos de cultivo. Na altura, o produto era tido como ouro para o colonizador.
Com uma acção militar contundente, o regime colonial português reprimiu a manifestação dos camponeses, usando violência e outros meios para congelar as reivindicações dos cidadãos nacionais. Em consequência, segundo relatos de investigadores, cerca de seis mil cidadãos angolanos, camponeses, perderam a vida num massacre em que exigiam melhores condições de trabalho.
A aviação colonial portuguesa usou bombas de napalm, cujo efeito foi devastador nas regiões que sentiram directamente o ataque, mas a bravura dos angolanos continuou até chegar o dia do grito de liberdade.
Pela sua dimensão, assim que Angola saiu do jugo colonial, o 04 de Janeiro de 1961 entrou, inicialmente, para o calendário dos feriados nacionais com o objectivo de honrar sempre a memória dos que partiram em nome da liberdade e melhores condições de trabalho. E agora consta das efemérides de reflexão.
O soba da região, Alberto Magalhães, à época com nove anos, disse que viveu momentos difíceis, porque os mais velhos não sabiam como se proteger, tendo em conta o furacão. Por isso, o soba havia dito que a revolta da Baixa de Cassanje, na altura, serviu para iluminar os nacionalistas que lutaram para a conquista da Independência Nacional.
Assim sendo, a memória dos heróis da Baixa de Cassanje é sempre honrada pelos angolanos e faz com que as novas gerações se sintam moralizadas a defender a pátria com honra.









