A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, foi recebida nesta sexta-feira, 12, pelo Chefe de Estado cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em cumprimento do programa de sua visita oficial ao país.
O encontro de cortesia acontece no momento em que Angola e Cuba celebram 50 anos de relações diplomáticas, tidas como “excelentes” e estratégicas.
A visita de Carolina Cerqueira a Havana reforça a intenção de fortalecer a cooperação entre os dois países, principalmente no âmbito parlamentar.
Neste sábado, os deputados angolanos e cubanos, liderados por Carolina Cerqueira e Esteban Lazo Hernández, respectivamente, estão agendados para revisar o estado da cooperação e da parceria entre as duas instituições legislativas.
No encontro, estará em pauta a revitalização do protocolo de cooperação assinado em julho de 2012, que foca no intercâmbio de experiências e na diplomacia parlamentar, além de dinamizar as relações entre os grupos de amizade e fortalecer a capacidade institucional das administrações de ambos os parlamentos.
Angola e Cuba estabeleceram relações diplomáticas em 15 de novembro de 1975, poucos dias após a independência de Angola. Desde então, a cooperação bilateral se estendeu por diversas áreas, incluindo saúde, educação, segurança, agricultura, cultura e desporto. Em 1976, os países assinaram o Acordo Geral de Cooperação que deu origem à Comissão Bilateral, solidificando a parceria que persiste até hoje.