EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola será sede do Centro de Controlo de África contra desastres climáticos

Neusa Felipe por Neusa Felipe
5 de Dezembro, 2023
Em Manchete, Política

O Executivo angolano destacou o seu compromisso na prevenção de desastres climáticos. A Organização Mundial de Meteorologia escolheu Angola para sediar o Centro de Controlo de África

Poderão também interessar-lhe...

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

Conselho de Ministros aprecia incentivos fiscais para blocos petrolíferos

Presidente da República desloca-se hoje ao Brasil para visita privada

O Governo angolano pretende instalar cem estações de controlo climático e prevenção de acidentes em todo o território nacional num período a médio prazo. A informação foi avançada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, enquanto falava na 28.ª edição da Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima (COP-28), que decorre nos Emirados Árabes Unidos.

Ao intervir num dos painéis sobre prevenção e desastres climáticos, que juntou vários países africanos, Mário Oliveira, destacou o compromisso de Angola na prevenção de desastres climáticos, afirmando que o país terá um conjunto de ferramentas tecnológicas, entre aplicativos e outras soluções de alertas eficazes para anomalias naturais severas.

O governante revelou ainda que a Organização Mundial de Meteorologia escolheu Angola para sediar o Centro de Controlo de África. “Estamos a preparar condições para avançarmos para uma segunda fase para o alargamento da rede nacional de estações, com esse alargamento vamos poder cobrir o país todo, e com essa cobertura poderemos melhor servir os interesses nacionais, do ponto de vista económico e social”, disse o ministro.

Actualmente, mais de oitenta estações são operacionais no país, como parte da rede nacional de estações, engajando-se no esforço global para garantir um futuro sustentável. “Os nossos operadores nacionais têm estado a requerer serviços por via do ANGOSAT, porque o ANGOSAT é a grande auto-estrada de comunicações que o país tem, onde todos os nossos operadores colocam serviços”, avançou, sublinhando que o Ministério tem estado a instalar um projecto novo denominado “Conecta”, que tem estado a crescer em todo o país.

Modernizar os sistemas de meteorologia

O ministro angolano afirmou que Angola tem modernizado os sistemas de meteorologia e geofísica para dar respostas rápidas às populações afectadas pelos constantes sinistros naturais, apontando a combinação entre os serviços do INAMET, através de inovações tecnológicas, e o Programa Espacial Nacional como a base da nova fase em implementação. A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende que, até 2027, todos os seres humanos possam ter acesso à informação meteorológica, independentemente do local onde se encontrarem, no intuito de acautelar a integridade das pessoas e dos seus bens.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

As direcções dos Grupos Parlamentares do MPLA e da UNITA reuniram-se nesta Segunda-feira, 22 de Junho, em Luanda, num encontro...

Ler maisDetails

Conselho de Ministros aprecia incentivos fiscais para blocos petrolíferos

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Conselho de Ministros apreciou, nesta Segunda-feira, 22, durante a sua 1ª Sessão Extraordinária, um conjunto de diplomas relacionados com...

Ler maisDetails

Presidente da República desloca-se hoje ao Brasil para visita privada

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se nesta Segunda-feira, 22 de Junho, ao Brasil, para cumprir uma visita de carácter...

Ler maisDetails

PR confere posse ao novo vice-governador do Cuanza-Norte

por Jornal OPaís
22 de Junho, 2026

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, conferiu posse a Marcos André Pedro Garcia no cargo de vice-governador do...

Ler maisDetails

MPLA e UNITA reforçam diálogo institucional em Luanda

22 de Junho, 2026

Keir Starmer demite-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

22 de Junho, 2026

Mais de seis mil alunos na província do Uíge participam dos Exames Nacionais

22 de Junho, 2026

SIC desmantela associação criminosa envolvida em trocas ilícitas de cartões multicaixa em Benguela

22 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.