EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola será sede do Centro de Controlo de África contra desastres climáticos

Neusa Felipe por Neusa Felipe
5 de Dezembro, 2023
Em Manchete, Política

O Executivo angolano destacou o seu compromisso na prevenção de desastres climáticos. A Organização Mundial de Meteorologia escolheu Angola para sediar o Centro de Controlo de África

Poderão também interessar-lhe...

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

O Governo angolano pretende instalar cem estações de controlo climático e prevenção de acidentes em todo o território nacional num período a médio prazo. A informação foi avançada pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, enquanto falava na 28.ª edição da Cimeira das Nações Unidas sobre o Clima (COP-28), que decorre nos Emirados Árabes Unidos.

Ao intervir num dos painéis sobre prevenção e desastres climáticos, que juntou vários países africanos, Mário Oliveira, destacou o compromisso de Angola na prevenção de desastres climáticos, afirmando que o país terá um conjunto de ferramentas tecnológicas, entre aplicativos e outras soluções de alertas eficazes para anomalias naturais severas.

O governante revelou ainda que a Organização Mundial de Meteorologia escolheu Angola para sediar o Centro de Controlo de África. “Estamos a preparar condições para avançarmos para uma segunda fase para o alargamento da rede nacional de estações, com esse alargamento vamos poder cobrir o país todo, e com essa cobertura poderemos melhor servir os interesses nacionais, do ponto de vista económico e social”, disse o ministro.

Actualmente, mais de oitenta estações são operacionais no país, como parte da rede nacional de estações, engajando-se no esforço global para garantir um futuro sustentável. “Os nossos operadores nacionais têm estado a requerer serviços por via do ANGOSAT, porque o ANGOSAT é a grande auto-estrada de comunicações que o país tem, onde todos os nossos operadores colocam serviços”, avançou, sublinhando que o Ministério tem estado a instalar um projecto novo denominado “Conecta”, que tem estado a crescer em todo o país.

Modernizar os sistemas de meteorologia

O ministro angolano afirmou que Angola tem modernizado os sistemas de meteorologia e geofísica para dar respostas rápidas às populações afectadas pelos constantes sinistros naturais, apontando a combinação entre os serviços do INAMET, através de inovações tecnológicas, e o Programa Espacial Nacional como a base da nova fase em implementação. A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende que, até 2027, todos os seres humanos possam ter acesso à informação meteorológica, independentemente do local onde se encontrarem, no intuito de acautelar a integridade das pessoas e dos seus bens.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, felicitou, nesta Terça-feira, 24, todas as mulheres que exercem funções na diplomacia, destacando...

Ler maisDetails

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Embaixada da República de Angola em Espanha manifestou, hoje, consternação pelo passamento físico do embaixador Carlos Crus de Lemos...

Ler maisDetails

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A militante Loide Plácido de Faria formalizou a sua candidatura ao cargo de primeira secretária municipal do partido no município...

Ler maisDetails

MININT esclarece em sessão no “Gabinete” recrutamento para o concurso público

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O espaço de interacção digital denominado “Gabinete do Ministro”, sob égide do titular da pasta do Interior, Manuel Homem, aborda,...

Ler maisDetails

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

24 de Junho, 2026

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

24 de Junho, 2026

França detecta primeiro caso de Ébola

24 de Junho, 2026

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.