O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, participa na 16.ª Assembleia da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), que decorre de 10 a 12 de janeiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O evento, que reúne ministros e líderes mundiais para avaliar os progressos e definir prioridades no âmbito da transição energética global, decorre sob o lema “Alimentando a Humanidade: Energia Renovável para uma Prosperidade Partilhada”.
Segundo uma nota de imprensa deste Ministério, a edição deste ano tem como foco a aceleração da transição energética com vista ao cumprimento das metas climáticas globais.
O documento sublinha, ainda, que entre os principais temas em debate destacam-se a aceleração da transição, o desenvolvimento de infraestruturas energéticas, o financiamento e as políticas públicas, bem como a inclusão e a equidade no acesso à energia.
À margem da Assembleia, foi assinado um contrato de aquisição de energia envolvendo o Ministério da Energia e Águas, a Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) e a empresa MASDAR.
O acto foi testemunhado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, pelo embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, pela ministra do Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, pelo CEO da MASDAR e pelo director-geral da IRENA.
O contrato refere-se à aquisição de 150 megawatts (MW) provenientes do projecto solar fotovoltaico do Quipungo, constituindo o primeiro contrato de aquisição de energia do género em Angola, um marco relevante para o sector energético nacional.
A participação de Angola na Assembleia da IRENA reforça a aposta do Executivo em energias renováveis, limpas e amigas do ambiente, em linha com o compromisso assumido pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, durante a Cimeira do Clima realizada em Glasgow, em 2021.









