Angola, na qualidade de país convidado, participa, a partir de amanhã, dia 2, até sexta-feira,5, da Cimeira dos Presidentes dos Tribunais Constitucionais e Supremos dos Países Membros do G20, que acontece em Joanesburgo, África do Sul.
O evento, que decorre sob o lema “Justiça em tempos de mudança: independência, inovação e cooperação”, tem como representante angolana a presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso.
O principal objectivo da cimeira é fortalecer a cooperação jurídica internacional, promovendo a troca de ideias sobre os desafios actuais e incentivar projectos conjuntos entre as mais altas instâncias judiciais.
Durante os quatro dias, os líderes judiciais do G20 e de outras organizações, como a União Africana e a União Europeia, vão debater temas cruciais como a independência e a responsabilidade judicial, o impacto da Inteligência Artificial nas liberdades fundamentais, a justiça climática e o combate ao cibercrime, com um foco especial na cooperação transfronteiriça.