O reforço das relações bilaterais entre Angola e a Federação Russa esteve em análise, nesta segunda-feira, 15, durante um encontro entre a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e o encarregado de Negócios da Federação Russa acreditado em Angola, Alexander Bryantsev.
A informação consta de uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), enviada hoje ao jornal O País.
Durante o encontro, as duas entidades passaram em revista aspectos relacionados com o incremento da cooperação bilateral entre os dois países, com incidência nos domínios político-diplomático, da saúde, educação, defesa, agricultura e tecnologia espacial.
Na ocasião, os responsáveis alinharam ideias inerentes à realização da Comissão Mista de Cooperação Económica Angola–Rússia, com vista ao reforço dos laços económicos entre as comunidades empresariais de ambos os países e à exploração de vias comerciais que possam produzir resultados mutuamente benéficos.
A secretária de Estado para as Relações Exteriores reiterou a disponibilidade de Angola em cooperar com a Federação Russa, tendo como base o quadro histórico e político existente entre as partes, com o objectivo de fomentar projectos de apoio à diversificação económica e ao desenvolvimento sustentável.
Por sua vez, o recém-nomeado encarregado de Negócios congratulou-se com o apoio de Angola às iniciativas da Rússia no seio do sistema das Nações Unidas, nomeadamente a Resolução de Combate à Glorificação do Nazismo, a resolução para a proclamação do dia 14 de dezembro como Dia Internacional de Luta Contra o Colonialismo, bem como às candidaturas na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e na Organização Marítima Internacional (OMI).









