A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e a sua homóloga do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, assinaram, nesta terça-feira, em Manaus, Brasil, um memorando de entendimento para troca de experiência, protecção dos ecossistemas, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais.
Este documento, segundo uma nota do Ministério do Ambiente constatada por este jornal, surge, igualmente, para fortalecer os laços culturais e linguísticos que unem as duas nações dos PALOPS.
Durante o encontro, que ocorreu à margem do 8° Congresso Internacional de Educação Ambiental que vai de 22 a 26 deste mês, naquela localidade brasileira, os dois ministérios consideraram o protocolo assinado como “um novo capítulo na cooperação ambiental entre Angola e o Brasil, com vista a um futuro mais justo, sustentável e resiliente para as próximas gerações”,, lê-se na nota.
O Congresso Internacional de Educação Ambiental reúne países de língua portuguesa e tem como lema “Educação ambiental e acção local: Respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”.