EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Dom, 28 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola cessa mandato na presidência do Comité Consultivo Permanente da ONU para a África Central

Domingos Bento por Domingos Bento
29 de Novembro, 2024
Em Destaque, Política

A República de Angola concluiu, nesta sexta-feira, 29, o mandato na presidência rotativa do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas para Questões de Segurança na África Central (UNSAC), durante a 58ª Reunião Ministerial realizada na cidade de Bangui, capital da República Centro-Africana

Poderão também interessar-lhe...

‎Benguela lança mais de 900 licenciados ao mercado de trabalho‎

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

João Feliciano 

 

A cerimónia de passagem de pasta contou com a presença de representantes dos 11 Estados-membros do UNSAC.

Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores de Angola, embaixador Téte António, transferiu os símbolos de liderança, representados pelo martelo, à ministra dos Negócios Estrangeiros da República Centro-Africana, Sylvie Valérie Baïpo-Temon, que assume agora a presidência rotativa do órgão.

No discurso de encerramento, Téte António destacou as realizações de Angola ao longo do mandato, incluindo o Fórum Regional de Alto Nível de Mulheres do Continente Africano, realizado em Outubro último, e as iniciativas de mediação no conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, lideradas pelo Presidente João Lourenço.

O tema da presidência angolana, “Iniciativas de Mediação ao Nível Regional: Desafios e Oportunidades”, foi ressaltado pelo ministro, que sublinhou a necessidade de abordagens mais proactivas para a resolução de tensões e conflitos na região.

O outro destaque foi a visita de campo do UNSAC em Angola, que abrangeu as províncias do Bié, Huambo e Benguela, exemplificando a reconstrução pós-conflito.

Téte António propôs ainda o fortalecimento das instituições locais, o investimento em infra-estruturas sociais e económicas, reintegração de ex-combatentes e a promoção do sector privado como estratégias essenciais para consolidar a paz e a estabilidade na região.

A delegação angolana incluiu altos representantes do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Ministério da Defesa, Serviço de Inteligência e Segurança do Estado, além de diplomatas angolanos no Gabão e na República Centro-Africana.

Com a transição, a presidência do UNSAC passa à República Centro-Africana, que terá a tarefa de liderar os esforços tendentes a enfrentar os desafios regionais, incluindo a segurança, integração política e social, e prevenção de conflitos.

O fórum destacou ainda questões como a segurança climática, direitos humanos, protecção de refugiados e medidas para combater discursos de ódio. Os Estados-membros reafirmaram o compromisso de continuar a promover soluções conjuntas para a estabilidade e o desenvolvimento sustentável na região central do continente.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

‎Benguela lança mais de 900 licenciados ao mercado de trabalho‎

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

‎Mais de 900 estudantes universitários, na província de Benguela, terminaram com sucesso as licenciaturas em diversas áreas do saber, estando...

Ler maisDetails

‎Embaixador de Cuba em Angola avalia oportunidades de cooperação no Huambo

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

‎‎O vice-governador do Huambo para o sector Técnico e Infra-estruturas, Edgar Hilário, recebeu em audiência, neste sábado, o embaixador extraordinário...

Ler maisDetails

Cuanza-Norte prevê colher mais de 800 toneladas de café

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

A província do Cuanza-Norte deu início, neste Sábado, 27 de Junho, à Campanha da Colheita do Café 2026, numa cerimónia...

Ler maisDetails

Pastor detido no Bié por abuso sexual de uma menor durante cinco anos

por Jornal Opais
28 de Junho, 2026

Um homem de 52 anos, responsável pela Igreja Coligação Cristã em Angola no município do Chitembo, província do Bié, foi...

Ler maisDetails

‎Apreendidos mais de mil litros de combustível contrabandeado no Luau‎

28 de Junho, 2026

‎DIIP detém dois cidadãos em posse de mais de 70 sacos de estupefacientes no Cazenga

28 de Junho, 2026

‎Detidos cidadãos implicados no homicídio de um agente da polícia na Ingombota

28 de Junho, 2026

‎Benguela lança mais de 900 licenciados ao mercado de trabalho‎

28 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.