EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qua, 24 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola cessa mandato na presidência do Comité Consultivo Permanente da ONU para a África Central

Domingos Bento por Domingos Bento
29 de Novembro, 2024
Em Destaque, Política

A República de Angola concluiu, nesta sexta-feira, 29, o mandato na presidência rotativa do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas para Questões de Segurança na África Central (UNSAC), durante a 58ª Reunião Ministerial realizada na cidade de Bangui, capital da República Centro-Africana

Poderão também interessar-lhe...

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

João Feliciano 

 

A cerimónia de passagem de pasta contou com a presença de representantes dos 11 Estados-membros do UNSAC.

Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores de Angola, embaixador Téte António, transferiu os símbolos de liderança, representados pelo martelo, à ministra dos Negócios Estrangeiros da República Centro-Africana, Sylvie Valérie Baïpo-Temon, que assume agora a presidência rotativa do órgão.

No discurso de encerramento, Téte António destacou as realizações de Angola ao longo do mandato, incluindo o Fórum Regional de Alto Nível de Mulheres do Continente Africano, realizado em Outubro último, e as iniciativas de mediação no conflito entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, lideradas pelo Presidente João Lourenço.

O tema da presidência angolana, “Iniciativas de Mediação ao Nível Regional: Desafios e Oportunidades”, foi ressaltado pelo ministro, que sublinhou a necessidade de abordagens mais proactivas para a resolução de tensões e conflitos na região.

O outro destaque foi a visita de campo do UNSAC em Angola, que abrangeu as províncias do Bié, Huambo e Benguela, exemplificando a reconstrução pós-conflito.

Téte António propôs ainda o fortalecimento das instituições locais, o investimento em infra-estruturas sociais e económicas, reintegração de ex-combatentes e a promoção do sector privado como estratégias essenciais para consolidar a paz e a estabilidade na região.

A delegação angolana incluiu altos representantes do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), Ministério da Defesa, Serviço de Inteligência e Segurança do Estado, além de diplomatas angolanos no Gabão e na República Centro-Africana.

Com a transição, a presidência do UNSAC passa à República Centro-Africana, que terá a tarefa de liderar os esforços tendentes a enfrentar os desafios regionais, incluindo a segurança, integração política e social, e prevenção de conflitos.

O fórum destacou ainda questões como a segurança climática, direitos humanos, protecção de refugiados e medidas para combater discursos de ódio. Os Estados-membros reafirmaram o compromisso de continuar a promover soluções conjuntas para a estabilidade e o desenvolvimento sustentável na região central do continente.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Téte António destaca papel das mulheres na diplomacia angolana

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, felicitou, nesta Terça-feira, 24, todas as mulheres que exercem funções na diplomacia, destacando...

Ler maisDetails

Embaixada de Angola em Espanha destaca percurso diplomático de Carlos Sardinha Dias

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A Embaixada da República de Angola em Espanha manifestou, hoje, consternação pelo passamento físico do embaixador Carlos Crus de Lemos...

Ler maisDetails

Loide Plácido de Faria formaliza candidatura à liderança do MPLA na Samba

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

A militante Loide Plácido de Faria formalizou a sua candidatura ao cargo de primeira secretária municipal do partido no município...

Ler maisDetails

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ler maisDetails

Luanda arrecada mais de 16 mil milhões de kwanzas em receitas próprias

24 de Junho, 2026

Gala AIPEX Awards 2026 remarcada para 16 de Julho

24 de Junho, 2026

França detecta primeiro caso de Ébola

24 de Junho, 2026

Governo do Zaire quer recuperar sistema de captação de água de Kalambata paralisado há sete anos

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.