O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou, na terça-feira, 23, que o partido entra numa nova fase de consolidação interna e preparação estratégica para as eleições gerais de 2027, e defendeu maior aproximação às bases, renovação geracional e o apro- fundamento da democracia interna, quando falava no acto de tomada de posse dos membros do corpo directivo do partido, que teve lugar no complexo SOVSMO, em Luanda
No seu discurso, o líder do maior partido da oposição considerou que a campanha eleitoral de 2022, apesar de “ganhadora”, deixou lições claras de que a UNITA pode e deve fazer melhor no próximo ciclo eleitoral. Segundo disse, o caminho para 2027 exige mais organização, maturidade política e uma transição geracional responsável – processo que, de acordo com Costa Júnior, já começou a ser assumido no seio da direcção do partido.
Adalberto Costa Júnior destacou como “facto de enorme respeito e maturidade” a decisão de vários quadros históricos do partido de darem lugar a uma nova geração nos órgãos de direcção, sublinhando que este passo não representa afastamento nem a des- valorização da sua experiência. Garantiu que os dirigentes mais velhos continuarão a desempenhar um papel activo, através do Conselho da Presidência, sendo permanentemente auscultados no acompanhamento dos desafios do partido e do país.
O presidente da UNITA frisou que “não é fácil saber dar um passo atrás” em política, razão pela qual enalteceu a atitude dos dirigentes que aceitaram a renovação, considerando-a um sinal de responsabilidade histórica e compromisso com o futuro do partido.
Leia mais em








