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Técnica de auto-instrução para o melhoramento do fraco desempenho académico

Jornal OPaís por Jornal OPaís
15 de Julho, 2025
Em Opinião

Os indivíduos atribuem, volta e meia, significado aos acontecimentos, às pessoas, aos sentimentos, assim como nos demais aspectos da sua vida, com base nos seus comportamentos, agindo de determinada maneira.

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Para tanto, as pessoas reagem de formas variadas a uma situação específica, podendo, assim, chegar a conclusões também variadas. Deste modo, trazemos, para a nossa abordagem, dentre as várias técnicas, a da auto-instrução, que é considerada uma aptidão de confronto.

Tal como o nome indica, a metodologia de auto-instrução implica que a pessoa fale consigo própria para se convencer a agir e, depois, para guiar a sua acção. É, geralmente, dirigida a um objectivo, como confrontar um sintoma, como, por exemplo: quando se sofre de ansiedade; resolver um problema ou alterar um estado de humor.

Sugestão de Público: é utilizada em crianças que estão em processo de aprendizagem ou com algum distúrbio de conduta, mas também pode ser aplicada em adultos, em tarefas mais complexas.

Definição do problema ou preparação para a situação (o que devo fazer para melhorar as minhas notas do 2° Semestre?; qual deve ser a minha atitude perante o meu mau desempenho académico?).

Orientação e reforço da atenção (Tenho de me dedicar mais; revisar as matérias todos os dias e estar mais atento às aulas. Não me posso distrair com aquilo que não contribui para a minha formação universitária; devo ouvir as explicações dos professores atentamente e apresentar as minhas dúvidas; se eu me tornar um estudante investigador, conseguirei ultrapassar estas dificuldades).

Auto-reforço ou incentivo (Até aqui está tudo bem; sou mesmo capaz de me controlar e aplicarme mais nos estudos; sou capaz de dirigir toda a atenção para os pensamentos que imagino serem úteis à minha vida académica). Auto-avaliação e autocorrecção (Estarei a fazer bem?; se eu falhar em algumas matérias, posso sempre tentar de novo para ultrapassar estas barreiras; vou fazendo aquilo que é certo para a minha formação).

Aplicação: Em situações de acções impulsivas, agressivas ou fora do nosso controlo, para reverter e/ou inibir este processo, dever-se-á controlar os comportamentos inadaptados, que consiste essencialmente num processo de modelagem de acções apropriadas, auto-instruídas explicitamente pela própria pessoa.

Por exemplo: no treino para pensar antes de agir; enquanto executa a tarefa ou se expõe à situação problemática, deverá verbalizar em voz alta para si próprio as auto-instruções de aprendizagem. Possíveis Resultados: controlo de pensamentos, emoções e acções durante a situação problemática.

Por: FELICIANO ANTÓNIO DE CASTRO

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