OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Dez 2025
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Gramática e currículo oculto: o que realmente se ensina na sala de aula? (Parte 2)

Jornal OPaís por Jornal OPaís
10 de Setembro, 2025
Em Opinião

Para compreender melhor essa dinâmica, consideremos algumas situações comuns no ensino da gramática em Angola: • Correção da oralidade: um aluno diz em sala: “eu mantei com a minha esposa”.

Poderão também interessar-lhe...

Merenda escolar: uma realidade ou exibicionismo discursivo?

Carta do leitor: A sauna

É de hoje…Vandalismo ao rubro

O professor corrige imediatamente: “o certo é: eu mantive com a minha esposa ”. Embora a correcção seja válida, o modo como ela é feita pode transmitir ao aluno que sua forma de falar é “errada”, reforçando o preconceito linguístico, em vez de explicar que se trata de uma variação morfológica em uso na comunidade.

• Ênfase nas provas: muitos professores concentram-se em ensinar a classificação de orações subordinadas porque isso “sempre sai na prova”. Assim, o que se ensina não é a compreensão funcional da língua, mas a repetição de estruturas que asseguram a aprovação.

O currículo oculto, nesse caso, transmite a mensagem de que o conhecimento gramatical serve apenas para “ser aprovado”, e não para a vida.

Ausência de diálogo com textos reais: em muitas aulas, o ensino da gramática dá-se em frases soltas, sem relação com textos literários, jornalísticos ou do quotidiano dos alunos.

O currículo oculto ensina, assim, que a língua é um código fechado e artificial, distante da realidade comunicativa. Outro aspecto relevante é a formação dos professores. Muitos docentes foram eles próprios formados em uma tradição normativa e reprodutiva, na qual a gramática era vista como um corpo de regras fixas a serem memorizadas.

Ao entrarem em sala de aula, tendem a reproduzir essa mesma lógica, perpetuando o currículo oculto. Sacristán (2000) lembra que os professores são agentes curriculares, e suas escolhas didácticas refletem concepções de língua, de ensino e até de sociedade.

Assim, ao ensinar gramática de forma normativa e punitiva, o professor não apenas transmite conhecimento linguístico, mas também uma visão ideológica da língua como instrumento de exclusão.

Apesar dessas limitações, é possível transformar o ensino da gramática para que o currículo oculto seja ressignificado em favor de uma aprendizagem crítica e significativa. Algumas estratégias incluem:

1. Articulação entre gramática e uso: ensinar conceitos gramaticais a partir de textos reais (provérbios, crônicas, canções, notícias, narrativas orais). Isso permite que o aluno veja a gramática como algo vivo, ligado ao quotidiano.

2. Valorização da variação linguística: explicar aos alunos que existem diferentes variedades da língua, todas legítimas, mas que em certos contextos (como concursos, provas ou documentos oficiais) a norma-padrão é mais adequada. Essa perspectiva, defendida por Bortoni-Ricardo (2005), evita o preconceito linguístico.

3. Gramática reflexiva: em vez de impor regras, propor actividades em que os alunos descubram padrões, reflitam sobre usos e comparem construções linguísticas. Isso aproxima a gramática da análise linguística moderna.

4. Integração de metodologias activas: jogos, debates, dramatizações e produções textuais podem ser usados para ensinar tópicos gramaticais de forma participativa, rompendo com o modelo puramente expositivo.

Quando se ensina gramática, não se ensina apenas língua: ensina-se também uma forma de ver o mundo. Se o currículo oculto reproduz preconceitos e desigualdades, cabe à escola e ao professor transformá-lo em um espaço de cidadania linguística.

Isso significa ajudar os alunos a compreenderem que a língua é plural, dinâmica e diversa, e que o domínio da norma-padrão deve ser uma ferramenta de inclusão, e não de exclusão.

A gramática, nesse sentido, deixa de ser apenas um conjunto de regras para se tornar um instrumento de reflexão crítica sobre a sociedade.

Por: ANDRÉ CURIGIQUILA

Professor

Jornal OPaís

Jornal OPaís

Recomendado Para Si

Merenda escolar: uma realidade ou exibicionismo discursivo?

por Jornal OPaís
23 de Dezembro, 2025

Alimentar-se de forma saudável sempre foi peculiar para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos. Neste âmbito, surge a necessidade...

Ler maisDetails

Carta do leitor: A sauna

por Jornal OPaís
23 de Dezembro, 2025

Caro coordenador do jornal OPAÍS, saudações e votos de óptima terça-feira! A sauna parece inofensiva, aquele calor “relaxante” que promete...

Ler maisDetails

É de hoje…Vandalismo ao rubro

por Dani Costa
23 de Dezembro, 2025

Quase uma semana depois de o Ministério da Energia e Águas ter anunciado que havia um corte no fornecimento de...

Ler maisDetails

Tombar à Patrice Beaumelle

por Jornal OPaís
23 de Dezembro, 2025

O futebol é o desporto-rei. É uma “religião”, pagã ou não, todos cabem na festa da bola. É uma indústria....

Ler maisDetails

Secretário de Estado visita hospital “Reverendo Guilherme Pereira Inglês”

23 de Dezembro, 2025

Bombeiros lançam campanha de sensibilização sobre prevenção de acidentes domésticos

23 de Dezembro, 2025

‎Huíla mobiliza quatro mil efectivos da ordem e segurança no âmbito da operação quadra festiva

23 de Dezembro, 2025

‎BDA “injecta” 55 mil milhões de kwanzas em 2025 para concluir financiamento de projectos

23 de Dezembro, 2025
OPais-logo-empty-white

Para Sí

  • Medianova
  • Rádiomais
  • OPaís
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos

Radiomais Luanda

99.1 FM Emissão online

Radiomais Benguela

96.3 FM Emissão online

Radiomais Luanda

89.9 FM Emissão online

Direitos Reservados Socijornal© 2025

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.