O futebol, também conhecido por desporto- rei, é hoje uma indústria global por conta do seu valor económico. Os direitos de transmissão, patrocínios, publicidade, merchandising e a transferência de jogadores, completam este fenómeno que arrasta multidões nos quatro cantos do mundo.
A entrada de grandes investidores no mundo do futebol fizeram com que tivesse um valor acima da média. Por isso, querendo ou não, os grandes clubes operam na lógica do mercado internacional. A presença de amantes do desporto-rei nos estádios, assim como por via de conteúdos audiovisuais movimenta receitas.
Muitas! Deste modo, novas ligas de futebol vão surgindo e arrastam consigo nomes que diariamente multiplicam valores monetários de diversos países.
No entanto, com os ventos da economia de mercado, Angola, em nome do Girabola 2025/2026, que começa no dia 20 corrente mês, vai dar uma nova roupagem ao Campeonato Nacional, aliás é uma prova que já leva mais de trinta cacimbos.
Com o Petro de Luanda à testa, na condição de campeão em título, nos próximos tempos, a maior festa do futebol angolano ganhará um novo formato, porém evoluirá paulatinamente para Liga. O obejectivo é o mesmo. Movimentar receitas e tornar o evento mais conhecido em África e no mundo. Que vença o melhor!