Á frica é um continente com história e cultura milenar. Conta com homens fortes. É rico. Possui recursos minerais de grande valia. Oferece oportunidades de investimentos em diversas áreas. A sua população é jovem e com um mercado em expansão.
Em nome da organização continental, a União Africana (UA) tem parcerias com o resto do mundo no plano da educação, saúde, economia, agricultura, medicina, indústria, tecnologia e outras. Para se afirmar no mundo, África tem a obrigação de afinar mais e melhor a sua capacidade de afirmação institucional.
Isto aumenta o progresso e o desenvolvimento. Cria novas parcerias. Na conferência sobre “A Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico e os Desafios do Actual Contexto Global”, Georges Chicoty, lembrou que o acordo de Cotonou foi um acto comercial entre a União Europeia (UE) e os países OEACP.
No entanto, o diplomata angolano reiterou que o também considerado Berço da Humanidade é rico em recursos minerais, como o petróleo, gás natural, ouro e diamantes, além de uma biodiversidade impressionante.