EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Qui, 25 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

É de hoje…Boas novas para copiar

Dani Costa por Dani Costa
15 de Janeiro, 2025
Em Opinião

Começa a se tornar inevitável analisar as consequências que o uso exagerado dos telemóveis pode causar na vida de um cidadão, independentemente da sua importância.

Poderão também interessar-lhe...

É de hoje… Encontros que deveriam ser normais

O que te ensinaram a chamar amor?

A dignidade da mulher e a estabilidade familiar: a limitação ao divórcio durante a gravidez no Direito angolano

Das várias paródias existentes, muitas das quais espalhadas pelas redes sociais, recordo-me de uma em que uma anciã diz que os telemóveis destroem amizades, negócios, casamentos e muito mais.

É claro que existem igualmente muitos benefícios. Mas, nos dias que correm, avolumam-se os aspectos negativos, amplamente divulgados de forma viral, o que vai fazendo com que em determinados países do mundo se comece a pensar em inverter o quadro.

Uma das maiores preocupações tem sido sobre os efeitos a nível da infância e adolescência, o que vai obrigando os próprios estados a adoptarem medidas, incluindo legais, que levem a restringir de forma enérgica este meio de comunicação, apesar da sua importância.

Há pouco tempo, num país africano, pude encontrar afixado numa manhã um anúncio grande logo à entrada de uma escola, realçando, em letras garrafais, que era proibido a entrada de telemóveis com os estudantes.

Há escolas, ainda hoje, incluindo aqui mesmo em Angola, em que os estudantes socorrem-se de aparelhos de telefone para a leitura de diversos manuais ou documentos, deixando de lado os habituais livros físicos num processo que, infelizmente, muitos pensam tratar-se de evolução.

A verdade é que, ao redor do mundo, vão- se acirrando cada vez mais medidas no sentido de se inverter o uso dos telemóveis nas escolas, priorizando o regresso imediato aos livros físicos. Na Europa, por exemplo, o movimento vai ganhando corpo, incluindo nos países mais desenvolvidos. Na América, ao que tudo indica, o sentido adivinha-se o mesmo.

Ontem, por exemplo, o Brasil entrou na mesma onda, com o Presidente Lula da Silva a sancionar uma lei semelhante. O referido diploma, segundo sabemos, proíbe o uso de telemóveis para o ensino público e privado, e para todos os níveis da educação básica: ensino infantil, fundamental e médio.

Não só em sala de aula, mas também nos recreios e intervalos. Está aqui um exemplo que não repugnaria se fosse tomado igualmente pelas autoridades angolanas, porque, certamente, muitos estudos já vão atestando os prejuízos que o uso dos telemóveis vai causando naqueles que se acredita serem o futuro do amanhã. E restringir ao máximo é o caminho que também deveríamos seguir.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

É de hoje… Encontros que deveriam ser normais

por Dani Costa
25 de Junho, 2026

Um encontro entre os líderes parlamentares do MPLA e da UNITA tornou-se notícia nos últimos dias. Em causa estava o...

Ler maisDetails

O que te ensinaram a chamar amor?

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ontem, enquanto regressava para casa, ouvia um programa de rádio em que se falava sobre relaciona mentos, formas de amar...

Ler maisDetails

A dignidade da mulher e a estabilidade familiar: a limitação ao divórcio durante a gravidez no Direito angolano

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

O Direito da Família, enquanto ramo estruturante da ordem jurídica, reflecte valores fundamentais da sociedade. No ordenamento angolano, a protecção...

Ler maisDetails

Rangel recolhe contribuições dos moradores para Orçamento Participativo de 2027

por Jornal OPaís
24 de Junho, 2026

Ler maisDetails

É de hoje… Encontros que deveriam ser normais

25 de Junho, 2026

Jornalista Tomé Armando vai a enterrar nesta Quinta-feira

24 de Junho, 2026

Interclube oficial contratação do treinador Divaldo Alves

24 de Junho, 2026

‎PR felicita homólogo Daniel Chapo pelo 51° aniversário de Moçambique

24 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.