O desafio de muitas instituições encontra-se precisamente em aplicar um processo de capacitação de pessoas de forma estratégica que foque no desenvolvimento de pessoas, ou seja, que possa permitir a evolução de quadros, especialmente que identifique, capacite e fortaleça as habilidades de trabalhadores para que assumam papéis de liderança com eficácia. Os líderes em especial, ou chefias acima da cadeia de comando, representam uma parte considerável deste desafio.
É preciso incutir o pensamento da necessidade de auto capacitação de formas que o líder mais alto da cadeia de comando tenha a capacidade de inspirar e motivar a sua equipa, tornandose fundamental que líderes compreendam a importância da formação contínua e da actualização de habilidades, não apenas para si mesmo, mas também para fomentar um ambiente de aprendizado dentro da organização.
Em que se traduz o Desenvolvimento de Lideranças? E qual a Importância deste Desenvolvimento?
O desenvolvimento de lideranças traduz-se num processo ao qual o indivíduo produz em si a capacidade de conduzir-se e desenvolverse nas suas habilidades a fim de dominar o objectivo e colocar-se numa posição tal, que venha a inspirar, influenciar e guiar outras pessoas em direcção a um objectivo comum, ou seja, o desenvolvimento de lideranças vai além da ocupação de cargos ou além do exercício de autoridade sobre pessoas.
Todo trabalhador deve ser líder naquilo que são as suas funções, por este motivo, pese embora haja responsabilidade das Empresas públicas e privadas em promover o desenvolvimento e capacitação de pessoas, é sobremaneira importante a auto capacitação em primeiro lugar.
Líderes bem treinados são capazes de inspirar equipas, promover um ambiente de colaboração entre todos e impulsionar o aspecto novidade que tanto as Academias pregam ser necessário para o desenvolvimento do país.
Não estaria a falar deste tema se a sua importância não tivesse um impacto significativo no seio das organizações, impacto este que poderia gerar mudanças em diferentes níveis, além de preparar líderes para enfrentar desafios, tomar decisões assertivas e, sobretudo, inspirar pessoas, as pessoas precisam de se sentir motivadas para trabalhar, não pela força ou pela violência, mas pela vontade de fazer cada vez melhor, é preciso o querer, para colher frutos bons. O líder deve privilegiar algumas competências como pilares para o seu desenvolvimento e é preciso analisar com atenção pilares como:
A Comunicação, que não é um problema apenas das organizações, tornou-se um problema da nação, se bem que penso que é a Língua Portuguesa que não se adequa ao estado de espírito do Angolano. O líder deve ter uma comunicação clara, assertiva e empática. Capacidade de escuta activa. Habilidade em dar e receber feedbacks.
Por: Yona Soares
Advogada e Gestora de Recursos Humanos