Saudações, caro coordenador do jornal OPAÍS! É com muita satisfação que volto a escrever para este espaço. Desta vez, vez venho relatar um assunto que muito tem que me preocupado sempre que passo pela pedonal do Desvio do Zango, divisão entre o município de Viana (Luanda) e município do Calumbo (província de Icolo e Bengo).
Na verdade, o local, pedonal, foi invadido pelas vendedoras que encontraram o recinto para se esconder dos fiscais dos dois municípios supramencionados. Ou seja, os fiscais não sobem até a pedonal, porque o que parece é sítio neutro para administrações municipais.
Por esse motivo, acho importante a quem direito colocar ordem no círculo, porque a pedonal foi construída para as pessoas passarem e não para que as nossas irmãs e irmãos comercializarem os seus produtos. Entendo que a situação de vida está difícil para todos, por isso os dirigentes dos dois municípios não podem olhar, de forma pávida e serena, o triste episódio.
Como eu há muitas pessoas que têm dificuldades em passar pela pedonal, porque as comerciantes invadiram a pedonal. É hora de colocar ordem na pedonal.
POR:Osvaldo Basílio Zango 2/ Icolo e Bengo









