À coordenação do jornal OPAÍS, obrigado pela oportunidade que me dá e votos de óptima Quinta-feira! A província de Luanda, capital da República de Angola, mesmo sendo dividida, continua a ser “grande” e conta também com o maior número de habitantes do país.
Por esta razão, a minha pergunta, nesta oportunidade que o jornal OPAÍS me dá, vai para o Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda. Por que razão é que os vossos serviços, atenção, ainda assim respeito os vossos procedimentos, todos, levam muito tempo para recolher um cadáver ou um corpo na via pública? Respeito o vosso procedimento, reitero, mas aborrece ligar para a Polícia Nacional/SIC tão logo acontece ou se anuncia o facto, às vezes de manhã, e somente à tarde é que aparece o carro da recolha.
No local, enquanto se espera que os agentes do SIC apareçam, todo o mundo fica a falar mal da Polícia Nacional. Os cidadãos aventam sempre a possibilidade, talvez seja verdade, de haver somente uma viatura para esse serviço. Quem nunca notou esta demora!? A ser verdade, é uma vergonha para um órgão/ministério como o do Interior, cujo orçamento serve para apetrechar os órgãos com tais meios e evitar passar vergonha. Aliás, já se sabe que Luanda tem “X” municípios, “Y” e “N” milhões de habitantes.
No entanto, este cálculo, com a manutenção, folgas e outros quejandos, pode levar o Ministério do Interior a saber quantas viaturas cada localidade deve ter para o serviço, o qual leva uma eternidade. Mas, se for com uma alta patente, não demora, até quando? Angola é nossa e está acima de todos. Que situação!
POR: Bumba A. Nekuto, Golfe II









