À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima quinta-feira, 02 de Outubro, o décimo mês do ano! Como morador do município de Viana, Luanda, há mais de vinte anos, fico triste por ver a via Vila de Viana-Zango completamente degradada faz tempo.
O silêncio das autoridades do topo à base espanta. Apesar de existirem alternativas para se chegar ao Zango, actualmente parte da província de Icolo e Bengo, não se admite ver aquilo no estado em que está. A província de Luanda já teve vários governadores, mas a via em questão, querendo ou não, envergonha a gestão central.
Quando se reassentaram famílias no Zango, a via, também conhecida como a do Cemitério, estava boa e chegava-se ao Zango em pouco menos de uma hora. Por isso, é chegado o momento do governador de Luanda, Luís Nunes, mostrar que está a trabalhar para os cidadãos.
Aquela via é tão estruturante que, por lá, diariamente passam pessoas e bens em condições sofríveis. Quando cai chuva, a situação piora e, mesmo assim, ninguém faz alguma coisa.
Desde que se começou a elaborar o Orçamento Geral do Estado, atenção, só de 2014 para cá, nunca se inscreveu algum valor para a reabilitação daquele troço?
Ao governador da proví cia de Luanda, Luís Nunes, não é pedir muito, como servidor público, tem auxiliares e os administradores lhe representam localmente, no entanto gostaria também que visitasse o local para ver se é ou não tão importante para a circulação de pessoas e bens, um activo para a tão diversificada economia a qual se propala do topo à base.
O desenvolvimento que se pretende só terá impacto se as vias rodoviárias cumprirem o seu papel, que dinheiro não falta!
POR:Arcanjo A. Dizanga, Sanzala