À coordenação do jornal OPAÍS, votos de óptima quarta-feira! Nos últimos dias, quem circula por Luanda e arredores, a pé ou de carro, constata que muitos motoqueiros, moto-taxistas ou não, andam sem o capacete.
Normalizou-se o não uso do capacete, quando até o Código de Estrada impõe para proteger quem conduz e quem é levado. Isto mostra que as normas são grosseiramente pisoteadas nas barbas das autoridades.
Alguns agentes da Polícia Nacional também andam sem o capacete e muitas vezes uniformizados e, ainda assim, mandam parar cidadãos que também andam sem o mesmo.
A pergunta que se coloca é a seguinte: quem está à margem da lei? Quem devia impor ordem? É ponto assente e se sabe que o número de acidentes, entre moto-taxistas, vai aumentando todos os dias.
Os danos materiais e humanos também continuam a aumentar. Isso mostra que não há educação. As pessoas banalizam a vida e as regras de convivência social. Espero que as autoridades voltem a repor a legalidade quanto ao uso do capacete. É importante. Protege!
Por: Rui G. Bibala, Cacuaco