Caro coordenador do jornal OPAÍS, votos de uma boa terça-feira. Eu penso que o combate à corrupção é um dos principais desafios enfrentados por sociedades em todo o mundo.
Temos que perceber de uma vez por todas que a corrupção mina a confiança nas instituições e prejudica o desenvolvimento económico e social de qualquer país. Para lidar com esse problema, é fundamental adoptar uma abordagem multifacetada que envolva a punição de actos corruptos e a promoção da transparência e, de facto, o partido MPLA tem vindo a fazer um grande trabalho.
Na verdade, a implementação de leis de acesso à informação e a criação de plataformas digitais que permitam o acompanhamento de gastos públicos são medidas que têm se mostrado eficazes em diversos países, designadamente no nosso país, liderado pelo Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço.
Acredito piamente que, com transparência, a sociedade se torna um agente activo na prevenção de práticas corruptas. Além disso, a educação é uma ferramenta poderosa no combate à corrupção. Vale recordar que a conscientização da população, especialmente das gerações mais jovens, sobre a importância da ética e da integridade é crucial.
POR: César dos Santos Lopes
Luanda, Samba








