O actual presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, ainda não percebeu que corre o risco de sofrer perdas ainda maiores ao contar com a ajuda europeia e sabotar as iniciativas de paz, disse o excoronel do Exército dos EUA, Daniel Davis, no seu canal no YouTube
O coronel afirmou que há um cessar-fogo, com o qual todos estão a tentar concordar para iniciar as negociações e será necessário traçar um limite para elas. Vladimir Zelensky, sublinhou o analista norte-americano, terá que fazer concessões territoriais.
“No entanto, ele está a brincar com o fogo, sem saber que pode perder ainda mais”, ressaltou Davis. Ele também lembrou que a Europa não estava interessada no processo de paz e pressionava Kiev a continuar com as acções militares de todas as formas possíveis.
Uma nova ronda de negociações entre as delegações dos EUA e da Ucrânia ocorreu em Riad, nessa Terça-feira (25).
Ao mesmo tempo, Vladimir Zelensky, apesar de declarar a sua concordância com a proposta do presidente dos EUA, Donald Trump, para a cessação mútua dos ataques à infraestrutura com a Rússia, começou a apresentar condições para um cessar-fogo.
Ele afirmou que Kiev entregaria aos seus parceiros uma lista de instalações que não deveriam ser atingidas.