EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Ter, 23 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Putin avisa Finlândia que terá problemas com a Rússia por aderir à NATO

Jornal Opais por Jornal Opais
18 de Dezembro, 2023
Em Mundo

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou, ontem, a Finlândia que a “relação amigável” entre os dois países poderá passar a ter “problemas” após a adesão do país nórdico à NATO.

Poderão também interessar-lhe...

Donald Trump desmente visita do senador Flávio Bolsonaro à Casa Branca?

Presidente ucraniano acusa Rússia de “assassínios injustificados”

Número de mortes por Ébola sobe para 254 na República Democrática do Congo

“Não havia problemas. Agora, haverá. Vamos criar o distrito militar de Leningrado (Noroeste) e concentrar ali unidades militares.

Eles precisavam disso? É simplesmente um absurdo”, disse Putin em declarações ao programa de televisão Moscovo. O líder russo referiu que todas as disputas territoriais entre os dois países foram resolvidas em meados do século XX, razão pela qual lamentou que “a Finlândia tenha sido arrastada para a NATO”.

“Tínhamos relações muito boas e cordiais”, insistiu. Moscovo pretende reforçar o seu flanco Noroeste, especialmente a região que rodeia a segunda cidade do país, São Petersburgo, que fica a apenas cerca de 300 quilómetros da capital finlandesa, Helsínquia.

Os especialistas consideram que a entrada finlandesa na Aliança Atlântica é um dos maiores erros de cálculo de Putin ao lançar a sua campanha militar na Ucrânia em Fevereiro de 2022.

Esta semana, o Kremlin já alertou que o envio de tropas dos EUA para o território finlandês será um ameaça óbvia para a Rússia.

A Finlândia e os Estados Unidos chegaram a um acordo de cooperação que permitirá às tropas norteamericanas utilizar 15 bases militares no país nórdico, informou, na Quinta-feira, o governo finlandês.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês explicou em comunicado que esta medida irá reforçar a defesa do país nórdico, permitindo a presença e treino de forças norte-americanas e o armazenamento de material de defesa no seu território.

A Finlândia, o país da União Europeia com a maior fronteira com a Rússia (1.340 quilómetros), optou por abandonar a sua tradicional política de neutralidade após o início da campanha militar russa na Ucrânia e completou a sua entrada na NATO, em tempo recorde, em Abril. Moscovo ameaçou com contramedidas, incluindo “técnico-militares”.

Helsínquia fechou a fronteira com a Rússia, em Novembro, e reabriu-a esta semana, mas voltou a fechá-la 24 horas depois devido ao aumento do número de migrantes do Oriente Médio.

As autoridades do país nórdico acusam Moscovo de recorrer a métodos de “guerra híbrida” semelhantes aos utilizados há dois anos pela Bielorrússia na fronteira com a Polónia.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Donald Trump desmente visita do senador Flávio Bolsonaro à Casa Branca?

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Várias publicações que circulam nas redes sociais indicam que o Presidente dos EUA gravou um vídeo a desmentir a visita...

Ler maisDetails

Presidente ucraniano acusa Rússia de “assassínios injustificados”

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou esta Segunda-feira a Rússia de “novos assassínios injustificados” durante os mais recentes ataques da...

Ler maisDetails

Número de mortes por Ébola sobe para 254 na República Democrática do Congo

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

O Governo da República Democrática do Congo (RDCongo) elevou o número de mortes devido ao vírus Ébola para 254, estando...

Ler maisDetails

Timor-Leste decreta sete dias de luto pela morte do ex-presidente “Lu Olo” Guterres

por Jornal OPaís
23 de Junho, 2026

Timor-Leste declarou, ontem, uma semana de luto pela morte do ex-Presidente Francisco “Lu-Olo” Guterres. O líder de 71 anos exerceu...

Ler maisDetails

Donald Trump desmente visita do senador Flávio Bolsonaro à Casa Branca?

23 de Junho, 2026

Presidente ucraniano acusa Rússia de “assassínios injustificados”

23 de Junho, 2026

Número de mortes por Ébola sobe para 254 na República Democrática do Congo

23 de Junho, 2026

Timor-Leste decreta sete dias de luto pela morte do ex-presidente “Lu Olo” Guterres

23 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.