Uma greve atrasou vôos no principal aeroporto do Quénia essa Segunda-feira, com trabalhadores a exigir melhores salários e condições de trabalho, informou o site Africanews
A Kenya Airways, principal companhia aérea do país da África Oriental, emitiu um alerta de viagem, recomendando aos clientes que verifiquem o status dos seus vôos antes de se dirigirem ao Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairobi.
O comunicado também informou que atrasos operacionais no controlo de tráfego aéreo estavam a afectar partidas e chegadas, e que os horários dos vôos teriam que ser ajustados. “A companhia aérea recomenda aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto sem a confirmação do status do vôo”.
Milhares de passageiros retidos podiam ser vistos sentados do lado de fora do aeroporto. Algumas famílias disseram à Associated Press que os seus parentes estavam presos dentro dos terminais. Trent Bryski, um turista canadiano que estava em turnê pelo Quénia no último mês, teve os seus planos de viajar para o Uganda frustrados devido à greve.
Disse que nenhuma informação lhe havia sido dada, embora o seu visto já tivesse expirado. “Na verdade, não deveríamos estar aqui, porque o nosso visto diz que já saímos do país, então nos deram uma carta especial e não sabemos quando vamos sair novamente”, disse à Associated Press, acrescentando que a greve cancelou a comemoração planeada do seu aniversário na cidade ugandesa de Entebbe. Outra passageira, Linda Chebet, teve que reorganizar os seus planos depois que atrasos no vôo a impediram de se despedir da sua mãe, que estava a embarcar para Eldoret.
A Autoridade Aeroportuária do Quénia afirmou ter tomado medidas de contingência para minimizar as interrupções enquanto busca resolver a greve em curso, ressaltando a sua abertura ao diálogo construtivo. Os trabalhadores do aeroporto emitiram um aviso de greve na semana passada, após um acordo entre o sindicato e as autoridades para melhorar as condições de trabalho, os salários e os benefícios ter entrado em impasse. O aeroporto é um importante centro de transporte para viagens regionais e internacionais.









