A comissão criada para investigar as causas do apagão identificou uma “terceira perda de geração” no sul de Espanha 19 segundos antes do corte total de electricidade, que afectou Portugal e Espanha, segundo o Diário de Notícias
As autoridades espanholas detectaram uma terceira perda de geração de eletricidade no sul do país 19 segundos antes do apagão da semana passada, revelou ontem segunda-feira a ministra com a tutela da energia, Sara Aagasen.
Na semana passada, a empresa Red Eléctrica (REE), que gere a rede eléctrica espanhola, revelou que tinham sido identificadas duas “perdas de geração” consecutivas no sudoeste de Espanha antes do apagão.
A primeira perda foi “superada satisfatoriamente” pelo sistema elétrico, mas 1,5 segundos depois ocorreu uma segunda, a que se seguiu o apagão, segundo a empresa. Segundo a REE, “é muito possível que a geração [de eletricidade] afectada possa ser solar”, mas sublinhou que todas estas conclusões eram preliminares.
A ministra Sara Aagasen revelou esta segunda-feira que os primeiros trabalhos da comissão criada pelo Governo espanhol para investigar as causas do apagão identificaram uma “terceira perda de geração” no sul de Espanha 19 segundos antes do corte total de electricidade, que afectou todo o território continental de Portugal e Espanha. “Outra perturbação que se soma às duas anteriores.
Temos de ver se há relação entre elas”, afirmou, numa entrevista à RTVE, a televisão pública de Espanha. A ministra disse ser necessário entender por que motivo o sistema “não conseguiu amortecer” estas perturbações e perdas de geração, como normalmente acontece.
Sara Aagasen afirmou que estão a ser analisados mais de 700 milhões de dados de todos os operadores do sistema eléctrico espanhol para tentar identificar “situações atípicas” e reiterou que nenhuma possibilidade está excluída, incluindo um ciberataque.
Leia mais em