EMPEMA-ENSA BANCO BAI SOCIJORNAL SOCIJORNAL
OPaís
Ouça Rádio+
Seg, 22 Jun 2026
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Jornal O País
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Sem Resultados
Ver Todos Resultados
Ouça Rádio+
Jornal O País
Sem Resultados
Ver Todos Resultados

Angola gasta cerca de 100 milhões de dólares/ano na recolha de resíduos e saneamento básico

Romão Brandão por Romão Brandão
31 de Janeiro, 2023
Em Manchete

O país gasta cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, todos anos, no processo de recolha e saneamento básico, de acordo com a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Nacional de Resíduos (ANR), Nelma Caetano, que chama a atenção para o investimento na reciclagem de resíduos sólidos

Poderão também interessar-lhe...

Téte António defende uma diplomacia virada para o conhecimento e capaz de aproximar universidades e centros de investigação

Presidente da República aprova maisde 100 mil milhões de kwanzas paraacomodar vítimas das cheiasem Benguela

‎Cacuaco e Viana lideram lista de vandalização de bens públicos em Luanda

A responsável da ANR, que falava na abertura da conferência nacional de resíduos, que termina hoje, na cidade de Luanda, disse que actualmente o nosso país gasta com o sistema de recolha e saneamento básico cerca de 100 milhões de dólares norte-americanos, uma situação que poderia ser minimizada, uma vez que, só na província de Luanda, com o processo de reciclagem de resíduos é possível arrecadar 550 milhões de dólares.

O país tem infra-estruturas e instalações de tratamento e reciclagem, divididas em colecta e selecção (num total de 36), triagem e reciclagem de resíduos (75), com- postagem (20), lixeiras (54) e cinco aterros sanitários. Destas infra- estruturas, 22 trabalham plásticos, 31 metal ou sucatas, 19 latas, sete tratam de papéis, quatro de vidros e duas de pneus. As províncias de Luanda, Benguela, Bié, Huambo e Huíla são as que mais reaproveitam e tratam os resíduos sólidos.

Essa actividade é desenvolvida por associações de defesa do ambiente, cooperativas de catadores de resíduos e em- presas de reciclagem. Apenas 25% do resíduo produzido em Angola é reinserido ao sistema económico. Os novos centros urbanos trouxeram uma nova realidade, segundo a PCA, sobre o estado do saneamento básico no país, pelo que se estima que 30% das zonas habitadas possuem saneamento básico. Nelma Caetano lembrou que a gestão dos resíduos em Angola é da responsabilidade dos governos provinciais e cabe a ANR executar a política nacional de gestão.

Actualmente, o país está com uma produção anual que se aproxima das 25 milhões de toneladas, com média diária de 0,75 quilo- gramas de resíduos/habitante. “A população é participe activo na gestão dos resíduos e a sua integração no sistema de gestão é importante. O processo de separação ainda não é feito de forma integrada e, praticamente, apenas 20% da produção de resíduos não chega aos aterros sanitários”, sublinhou.

Instalação de ecopontos precisa- se

Nelma Caetano assegurou que a instalação de ecopontos nas avenidas jogará um papel fundamental para a recolha selectiva nas cidades e facilitará a sua gestão. Por outra, a gestão de resíduos em Angola é feita com base no Plano Estratégico de Gestão de Resíduos (PESGRU), sendo que cada província elabora o seu Plano Provincial de Gestão de Resíduos Urbanos, que devem estar alinha- dos com o PESGRU e submetem a aprovação da Agência Nacional de Resíduos.

Com a política de valorização de resíduos pretende-se que apenas os materiais não recicláveis vão parar ao aterro sanitário e, desta forma, se aumente o tempo de vi- da útil dos mesmos. Os especialistas dizem que das 25 milhões de toneladas de resíduos, apenas 25% não chegam aos aterros sanitários.

Sustentabilidade não pode ser ignorada

Por seu turno, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, disse que, nos últimos anos, a sociedade angolana tem reconhecido o valor da sustentabilidade, até porque ignorar este facto nos leva a suportar custos económicos, sociais e humanos indesejáveis. De acordo com Ana Paula de Carvalho, o crescimento económico que se está a preparar, e que se encontra em plena aceleração, obedece ao princípio elementar da sustentabilidade.

“É necessário crescer mais do que se está a registar actualmente, mas precisamos de crescer de uma forma a que se evite os solavancos, sobres- saltos e a insegurança do futuro”, sustentou.O crescimento verde significa investir nas tecnologias ambientais e é uma peça central na nova fase de crescimento que já se está a testemunhar a nível do país, em vários sectores, com destaque o da energia e petróleos.

Negócios Em Exame Negócios Em Exame Negócios Em Exame

Recomendado Para Si

Téte António defende uma diplomacia virada para o conhecimento e capaz de aproximar universidades e centros de investigação

por Jornal OPaís
21 de Junho, 2026

Encerraram-se, no último Sábado, 20 de Junho, na Academia Diplomática Venâncio de Moura, os trabalhos da 14.ª Conferência Internacional do...

Ler maisDetails

Presidente da República aprova maisde 100 mil milhões de kwanzas paraacomodar vítimas das cheiasem Benguela

por Jornal OPaís
21 de Junho, 2026

Desde que se deu a tragédia em Benguela, a 12 de Abril deste ano, até à presente data, pelo punho...

Ler maisDetails

‎Cacuaco e Viana lideram lista de vandalização de bens públicos em Luanda

por Jornal Opais
21 de Junho, 2026

‎ ‎O delegado provincial da União das Associações Locais de Angola (AMANGOLA), Joel Zua, revelou que os municípios de Cacuaco...

Ler maisDetails

Familiares das vítimas do quádruplo homicídio no Paraíso clamam por celeridade na justiça

por Onesimo Lufuankenda
21 de Junho, 2026

Foto de Jacinto Figueiredo O funeral das quatro vítimas do homicídio qualificado ocorrido no bairro Paraíso, município de Cacuaco, ficou...

Ler maisDetails

MINJUD promete pronunciar-se hoje sobre desabamento de uma parte da bancada do Estádio Nacional da Cidadela

22 de Junho, 2026

Cruz Vermelha garante a construção de 21 postos médicos nas comunidades em todo o país

22 de Junho, 2026

Refinaria de Cabinda produziu mais de 450 mil barris de Óleo Combustível Pesado desde inauguração em 2025

21 de Junho, 2026 - Actualizado a 22 de Junho, 2026

Téte António defende uma diplomacia virada para o conhecimento e capaz de aproximar universidades e centros de investigação

21 de Junho, 2026
Facebook Twitter Youtube Whatsapp Instagram

Para Sí

  • Radio Maís
  • Media Nova
  • Negócios Em Exame
  • Chiola
  • Agência Media Nova
  • Contacto

Categorias

  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Mundo
  • Publicações
  • Vídeos

Condições

  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos & Condições

@ Grupo Media Nova | Socijornal

Sem Resultados
Ver Todos Resultados
  • Mundial 2026
  • AngoTic
  • Política
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura
  • Multimédia
    • Publicações
    • Vídeos
  • Desporto
  • Mundo
Ouça Rádio+

© 2024 O País - Tem tudo. Por Grupo Medianova.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.