A empresa de telefonia, Unitel, realiza na próxima sexta-feira, 12, a cerimônia oficial de inauguração do cabo submarino 2África, no município de Cacuaco, província de Luanda. De acordo com uma nota de imprensa, à qual OPAÍS teve acesso, este marco representa um avanço estratégico na expansão da conectividade internacional e no reforço da capacida- de de tráfico de dados em Angola e no continente africano.
Segundo ainda o documento, o 2África é uma das maiores redes de cabo submarino do mundo, com mais de 45 mil quilómetros de extensão, desenvolvido por um consórcio internacional, composto Vodafone, China Mobile Internacional, Orange Telecom, Meta, Facebook, entre outras. O cabo aterrou em Angola em julho de 2023, marcando uma nova etapa de conectividade internacional para o país.
Com uma capacidade projectada de até 180 TBPS, nas suas primeiras acções. Segundo a nota, a Unitel é o único operador angolano que participa no projecto, sendo responsável pelo ramal de ligações no país. A cerimónia oficial do início das operações será feita em Cacuaco e vai contar com a presença de membros do governo, representantes do consórcio internacional e parceiros.
A nota sublinha que a entrada em operação do 2África representa um contributo para a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações em Angola, potenciando a inclusão digital e o crescimento do país.









