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Terminal rodoviário do Kilamba começa a funcionar no princípio do próximo ano

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Énio Costa, avançou a este jornal a possibilidade de o primeiro Terminal Rodoviário Interprovincial Urbano de Passageiros do Kilamba vir a funcionar no início do próximo ano, 2025

Jornal Opais por Jornal Opais
11 de Dezembro, 2024
Em Economia

Énio Costa garantiu que o processo do contrato de concessão de exploração, gestão e manutenção da infra-estrutura pública está concluído e já houve a negociação com a empresa que poderá gerir o terminal a partir do próximo ano.

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O terminal rodoviário do Kilamba arranca em simultâneo com os outros terminais do Huambo e do Cuanza-Norte, também em fase final de preparação dos procedimentos para a assinatura dos contratos ainda este mês, segundo o PCA, Énio Costa.

“Negociámos os termos do contrato com a empresa concessionada e, brevemente, vamos anunciar a assinatura do contrato ainda este ano para funcionar a partir do próximo ano”, avançou o responsável máximo da ANTT.

A concessão da exploração, gestão e manutenção do terminal rodoviário de passageiros de Luanda foi adjudicada à empresa MD Freitas & Filhos, de- pois que se cumpriram os requisitos formais, que culminarão com assinatura e anúncio do contrato no decorrer deste mês.

Quanto aos terminais do Huambo e do Cuanza-Norte, poderão ser submetidos à assinatura de um contrato simplificado com entidades que, com brevidade, possam dar sequência aos trabalhos necessários à sua implementação e funcionamento.

A infra-estrutura de Luanda custou cerca de dois milhões de kwanzas nos cofres do Estado e foi concebida para transportar, em média, 560 pessoas diariamente, e interligar 16 províncias, sendo que irá contar com uma mão-de-obra de um total de 187 trabalhadores.

Construído no município de Belas, numa área de 13,764, com a intenção de aliviar a mobilidade urbana e servir como ponto de união interprovincial, o terminal do Kilamba, após a inauguração há cerca de três anos, nunca funcionou.

Erguido de raiz, comporta 18 baias, sendo sete para embarque, três para desembarque, oito de espera, guaritas de controlo, seis bilheteiras, zona de espera, bem como sala executiva. Dispõe igualmente de um posto de informação, gabinete de fiscalização e arrumos, zona de administração e apoio a motoristas e funcionários, instalações sanitárias, zona de estar, posto de segurança, primeiros socorros, parque de estacionamento, despachos de cargas, correios, guarda-volumes e área comercial.

O terminal rodoviário de Luanda está concretamente situado no município de Belas, nas proximidades do pavilhão Multiúsos do Kilamba; o da província do Cuanza-Norte fica no município do Cazengo, Urbanização do Km 11, bem como o da província do Huambo, construído no bairro da Santa Iria.

POR:Adelino Kamongua

Jornal Opais

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